Prefeitos de Palhoça e Biguaçu falam de sistema integrado de transporte no Ponto e Contraponto
Eduardo Freccia e Salmir da Silva falaram ainda da relação com o novo governo do Estado e expectativas para continuação de projetos firmados no Plano 1000
• Atualizado
Os prefeitos de Palhoça, Eduardo Freccia (Podemos), e de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB), discutiram sobre os investimentos do Estado para os municípios, entre outros temas relacionados à região metropolitana da Grande Florianópolis, em entrevista ao jornalista e comentarista político Roberto Azevedo, no Ponto e Contraponto de sábado (20/5).
Os prefeitos defenderam que o governo estadual deve assumir a responsabilidade pela gestão do transporte intermunicipal, que é uma demanda antiga na região metropolitana da Grande Florianópolis.
“A gente tem uma dificuldade no transporte porque quando se fala em transporte coletivo de Biguaçu ou de Palhoça, o Freccia tem autonomia e o prefeito de Biguaçu tem autonomia. Mas quando a gente fala das linhas que saem de Biguaçu e vão a São José, Palhoça, Florianópolis fugiu da autonomia do município porque virou controle do Estado“, explicou Silva.
“Não dá pra conceber, por exemplo, que um cidadão de Palhoça que vai trabalhar em Biguaçu tenha que sair de Palhoça, entrar na Ilha, sair de um terminal, caminhar até outro terminal a 600 metros, pegar um ônibus e voltar pelo mesmo caminho que veio pra chegar em Biguaçu“, exemplificou Freccia.
Pensando em soluções para a mobilidade na região, o prefeito de Biguaçu defendeu que se pense em aderir ao metrô de superfície para o futuro e até o transporte aquaviário.
Na relação com o novo governo do Estado, com Jorginho Mello (PL) como líder do executivo, os prefeitos defenderam o diálogo firmado para a manutenção de acordos firmados em governos anteriores, como o Plano 1000, de Carlos Moisés (Republicanos). Eles esperam que as obras iniciadas, e que aguardam início, a partir do Plano possam ser seguimento com o governo Jorginho.
Quem são os prefeitos de Palhoça e de Biguaçu
Eduardo Freccia (Podemos) e Salmir da Silva (MDB) estão nos primeiros mandatos como prefeitos de Palhoça e Biguaçu, respectivamente, eleitos em 2020 para mandatos até 2024.
O prefeito de Palhoça, Freccia, já atuou como professor universitário e foi secretário de Planejamento e Infraestrutura de Palhoça durante os dois mandatos de Camilo Martins, seu antecessor.
Já o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, foi eleito vereador de Biguaçu em 2016 e chegou a ser presidente da Câmara Legislativa do município um ano antes de ser eleito prefeito.
Confira o programa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO