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Encontro

Emissoras da rede SBT definem projetos em encontro no litoral de São Paulo

Sistema Brasileiro de Televisão conta com 106 afiliadas e 8 regionais

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Diretoria do SCC SBT participa do encontro de emissoras no Guarujá. Foto: SCC SBT
Diretoria do SCC SBT participa do encontro de emissoras no Guarujá. Foto: SCC SBT

Acionistas e representantes das principais emissoras que compõem a rede do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), além dos gestores deste, participam nesta semana do Encontro Rede SBT 2022, no Sofitel Jequitimar, em Guarujá, no litoral de São Paulo. 

O evento, que teve início na segunda-feira e vai até esta quarta-feira (14), é um momento para a discussão de estratégias, troca de experiências e de definições dos próximos projetos. No total, 55 acionistas e representantes participam do encontro.

De acordo com José Roberto Maciel, CEO do Grupo Sílvio Santos e do SBT, não seria possível a emissora estar presente “em praticamente todos os lares brasileiros”, como está, se não possuísse “uma rede tão bem estruturada, tão forte e tão presente em todos os estados, em todos os municípios, levando conteúdo de muita qualidade, sempre respeitando a questão da cultura local, da regionalidade, e passando uma mensagem sobre aquilo que o Brasil tem de melhor”.

“O brasileiro quer que o conteúdo da televisão tenha relação com as suas necessidades e prioridades e, dessa forma, no Encontro Rede SBT 2022, o objetivo é melhorar a convergência em entedimento das emissoras sobre qual o desejo do espectador, pois quanto mais convergirem, mais forte será a rede, tendo em vista que os recursos financeiros para produzir conteúdo são finitos”, complementa.

O SBT conta com 114 emissoras na rede

Ao todo, o SBT conta com 114 emissoras na rede, sendo 106 afiliadas e 8 regionais. Ele está presente em 4.889 municípios brasileiros, chegando a 97,5% dos domicílios  com tv. Um dos pilares do Sistema Brasileiro de Televisão, reforçou Maciel, é a informação e, em sua visão, ele não teria a força atual se a preocupação editorial variasse entre os integrantes da rede. “O nosso jornalismo sempre primou pela questão da imparcialidade, da pluralidade, de ouvir os dois lados e um princípio que eu gosto muito, que é o pessimismo dispensável. A gente leva através do nosso jornalismo, em todas as regiões do Brasil, uma informação relevante, uma informação necessária e, acima de tudo, uma informação isenta. Aquela onde o teu espectador, pela tua consciência, pelos seus valores, pelo seu entendimento, forma a sua opinião. E não uma emissora que tenta forçar opinião em cima do espectador”, pontuou.

Em discurso na abertura do evento no Sofitel Jequitimar, Maciel relembrou que, para o SBT existir, é necessário conteúdo relevante e de qualidade e instigou os acionistas, representantes e gestores a manterem uma reflexão constante sobre como otimizar o conteúdo da TV para outras plataformas de distribuição, visto que o mundo passa por um processo no qual a distribuição vem cada vez mais se tornando não linear, ou seja, o conteúdo fica disponível onde as pessoas querem e quando elas desejam. 

Segundo o CEO do SBT, atualmente, cada componente da rede está buscando uma iniciativa própria para fazer a otimização para outras plataformas, mas é necessário “encontrar uma que seja viável para todos”.

Ainda no discurso, ele explicou que hoje há mais pessoas consumindo conteúdo nos dispositivos portáteis do que na televisão, mas é preciso ver como manter a relevância na TV e, ao mesmo tempo, conversar com o espectador fora dela. O SBT terá, em suas palavras, “que conseguir estar presente em qualquer tela, de qualquer forma, em qualquer momento, e para qualquer uma delas o desafio de você conseguir fazer chegar o conteúdo com qualidade muda”. Entre as iniciativas do SBT para as plataformas digitais, citadas por Maciel, estão a TV ZYN, o SBT Games o SBT Sports e o SBT News.

Em outro momento do discurso, ressaltou:  “O SBT é aquele que vibra, é aquele que leva alegria, que leva mensagem positiva, e é assim que a gente tem que contribuir via nosso conteúdo, via linha editorial, para ajudar que a gente resolva os problemas sociais que a gente tem aqui e lutar por um mercado mais justo e mais ético”.

Renata Abravanel, presidente do conselho do Grupo Silvio Santos, foi a segunda pessoa a discursar. 

“Assim como nas artes, eu acredito que na comunicação cada mídia tem o seu lugar, cada veículo, cada plataforma depende daquela estratégia de comunicação, qual é a mensagem que você quer passar, qual o objetivo que você vai estar querendo atingir, e o não linear é só mais um complemento em toda uma estratégia de comunicação”, afirmou.

De acordo com ela, os participantes do encontro estão nele para discobrirem as novas oportunidades proporcionadas pela distribuição não linear de conteúdo. Ela acrescentou que o SBT não quer ter todo o tempo dos espectadores, “até porque a vida não é só estar na frente de uma tela”, mas deseja “ter tempo de qualidade”, isto é, no momento em que o espectador lhe der atenção, inspirá-lo para transformar.

Em entrevista ao SBT News, Renata declarou que as parcerias entre as emissoras da rede do SBT são “essenciais” para este, porque é a forma como se consegue alcançar quase 100% do território nacional. “Isso para nós é a nossa vida. A gente quer cada vez mais estar presente e ter uma presença relevante em todas as regiões do país, na sua diversidade, na sua pluralidade, nas suas multiculturas”, completou.

Conforme a presidente do conselho do Grupo Silvio Santos, todos os componentes da rede estão receptivos para novas tecnologias, novas linguagens e novos negócios. “Alguns mais, outros menos, isso é normal, toda mudança, toda disrupção gera uma certa ansiedade, mas eu acho que isso virou parte da nossa vida, ainda mais no pós-pandemia, a gente teve que aprender a se adaptar, a se reinventar, a inovar, a fazer também novas parcerias, pensar outros modelos de negócios, outros formatos de conteúdo, outras formas de produzir, então eu acho que constantes mudanças viraram parte do cotidiano”, acrescentou.

Chaim Zaher, presidente do Grupo Thathi, afiliado do SBT em São José dos Campos disse que, no momento inicial do encontro, foi abordado tudo o que esperava ouvir, como “novidades, já de olho no futuro, presente, trazendo alternativas, regularização, já preparando para essa chegada da tecnologia 5G e assim por diante”. “Na verdade o Maciel e a Renata foram muito felizes na colocação, porque vamos somar, tem que fazer frente, não é brigar contra a inovação e tecnologia. Tem que aproveitar o momento e, para ser parceiro, fazer com que isso traga benefícios para o nosso telespectador. É isso que o SBT está fazendo”.

Candido Pinheiro Junior, presidente comercial do Sistema Opinião, por sua vez, afirmou considerar o encontro importante. A sociedade, em suas palavras, “passa por um período de transformação”. “Nós também estamos na área de saúde, a gente também entende e vê e questiona tudo que pode acontecer com o 5G, com o metaverso, enfim, são tantas coisas na nossa cabeça que a gente não pode se furtar a parar, pensar e refletir. E a felicidade de ver, nas palavras do Maciel, nas palavras da Renata, sobretudo sobre essa organização maravilhosa do time do Daniel [Abravanel], como o SBT está parando, olhando, rediscutindo e se reposicionando nesse mundo novo que virá. E obviamente que a gente fica feliz de fazer parte de toda essa família”.

Fernando Pelégio, diretor artístico do SBT, pontuou que o evento com os integrantes da rede é válido porque os gestores do Sistema Brasileiro de Televisão querem aprender com eles e mostrar a eles quais as diretrizes da empresa, para qual cenário ela está seguindo, o que está fazendo e o que esperar do futuro. “Estamos contruindo esse relacionamento com mais de 100 emissoras que formam o SBT há 40 anos. Queremos não só manter, mas melhorar esse relacionamento, e isso passa por encontro como esses”, declarou.

Os acionistas e representantes, disse, “sabem o que está acontecendo em cada estado, cada cidade que eles representam, e falam” para os gestores do SBT. “Então a gente veio mais aprender do que falar. A gente quer saber quais são as aspirações do povo brasileiro”. 

Na avaliação de Gabriel Massa, presidente da Rede Massa, nesse primeiro encontro pós-período mais crítico da pandemia, “é muito interessente essa troca de ideias”. Segundo ele, o principal desafio para todos os integrantes da rede agora é o engajamento do público e a produção de qualidade. “A TV aberta continua produzindo com qualidade, que é o grande diferencial, e buscar um jeito de agradar o público geral”, concluiu.

Jesus Tajra, presidente do Grupo Cidade Verde, diz que’ no evento, foi reforçado o sentimento de que as emissoras são uma rede integrada. Atualmente presenciam e vivenciam um “processo de inovação permanente do SBT como uma marca moderna, atual, em permanente transformação, em consonância com esses tempos que nós estamos vivendo”. “Temos dúvidas, sim, mas estamos adequando, nos preparando para isso, tentando vislumbrar da melhor forma um futuro de relevância, de propósito, de integração do nosso país com o nosso conteúdo e, nesse sentido, nós estamos muito bem afinados e felizes com esse evento, com todo o contexto que ele trouxe para nós”.

A presença do SBT em vários canais de distribuição, pontuou, lhe deixa bastante animado. Em sua visão, o Sistema Brasileiro de Televisão “está se adequando bem”. Das conversas no Sofitel Jequitimar, sai com “vontade de voltar para Teresina e começar a trabalhar ainda mais” com ainda mais disposição de inovar, conquistar novos públicos e de estar no ambiente digital. Para Miriam de Sousa, presidente do Sistema Ponta Negra de Comunicação, o encontro da rede do SBT é sempre “muito positivo”. “Tanto para ele como para as afiliadas. Além do congressamento que existe entre todas as afiliadas, a rede também se beneficia com isso. Nós saímos daqui mais ricos de conhecimento, mais leves, com certeza tanto a rede vai ganhar com isso como todas as afiliadas aqui. A gente tem um momento de troca de experiências muito rica e muito positiva”.

Ainda segundo ela, “muito desafio” já foi proposto na reunião, mas nada impossível “de ser realizado quando se deseja atingir a meta”. A executiva quer que a TV Ponta Negra participe todos os dias da programação da rede do SBT. “Quando eu chegar lá, vou apertar o meu pessoal para a gente estar todo dia na rede, mandando matérias, produzindo matérias novas e boas”, pontuou.

Já Ricardo Uchoa, diretor da TV Tribuna do Espírito Santo, disse que tira de positivo do evento a “união das afiliadas”. “As afiliadas fortes, a rede fica forte. A rede forte, as afiliadas são forte. Então é um assunto em geral como fortificar mais a audiência, mais a programação. Quando você tem um SBT que está forte, você reflete a audiência regional. Quando você tem audiência regional forte, você reflete isso na audiência nacional. Então basicamente esse encontro é um encontro de ideias, discussão do que é e do que será nossa rede SBT”.

Conforme ele, todas as afiliadas sofreram com a pandemia, e o encontro é para saber as alternativas implementadas no período e o que será feito para fortificar cada vez mais a rede. A pandemia, em suas palavras, “forçou as empresas a se reestruturarem, a pensarem diferente”. “Então isso foi fundamental. Porque senão muitas teriam passado ainda mais dificuldade. Então foi um momento de você rever o que você teria que fazer e planejar para melhorar toda a sua programação também”.

Marcus Mansur, diretor-exectuvio da Rede VTV, considerou as falas de Maciel e Renata Abravanel como “muito boas”. Afirmou que sairá do evento com “muitas ideias” e aquilo que, em sua visão, é o mais importante: “a gente consolidar as ideiais, levar para o nosso time e fazer com que isso o mercado publicitário aceite de alguma forma e a gente consiga colocar com certeza grandes conteúdos, conteúdos de qualidade para os nossos telespectadores”.

De acordo com ele, o SBT “tem um desenho muito forte” para a áre ado esporte, mas este “ainda está embrionário dentro da nossa emissora” e, dessa forma, o vê como um produto para a VTV “estrear nos próximos meses”. Sérgio Bringel, CEO do Grupo Norte de Comunicação, por sua vez, falou ter recebido as sugestões, desafios e propostas já feitos no evento “com muita alegria”. “Porque está se vendo que está havendo uma sinergia, uma conectividade para que nós possamos oferecer a cada dia aos nossos telespectadores um produto melhor, mais informação, mais entretenimento e mostrando a interação máxima do SBT com o telespectador”, completou. Além disso, disse sair do evento com “várias ideias para colocar em prática e fazer o SBT mais presente no Brasil como um todo”.

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