×
×

Escolha sua região:

Terça-feira, 21 de setembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Tecnologia e Inovação
MENU
BUSCAR
Tecnologia e Inovação
publicidade
block/article/header
Tecnologia e Inovação Compartilhar

Exploração

Veículo de exploração chinês começa a percorrer Marte

China se tornou a segunda nação do mundo a pousar e operar um rover em solo marciano

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Veículo de exploração chinês começa a percorrer Marte
Foto Reprodução | Xinhua | Via SBT News

O rover chinês Zhurong desceu para a superfície de Marte e deu início à exploração do Planeta Vermelho, neste sábado (22), segundo anúncio feito pela Xinhua, a agência estatal de notícias do país asiático. Com o feito, a China se tornou a segunda nação do mundo a pousar e operar um rover em solo marciano, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com Xinhua, com seis rodas, o veículo explorador tem velocidade de aproximadamente 200 m/h, é movido a energia solar, parece com uma borboleta de cor azul e pesa 240 kg. Ele foi levado a Marte na missão denominada Tianwen-1. O módulo de pouso com o rover chegou a uma planície no Hemisfério Norte de Marte no dia 15 de maio e, desde então, o último aguardava para tocar o solo e começar a se mover no planeta.

O nome do veículo é uma homenagem ao deus do fogo na antiga mitologia chinesa. A expectativa da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) é que o Zhurong tenha uma vidade útil de 90 dias marcianos, o que corresponde a cerca de três meses na Terra.

Nesse período, diz a Xinhua, ele “registrará a paisagem marciana com imagens tridimensionais de alta resolução, analisará a composição material da superfície do planeta, detectará sua estrutura sub-superficial e campo magnético, procurará vestígios de gelo e observará o ambiente meteorológico circundante”.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

block/article/tags
query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news