Tecnologia e Inovação Compartilhar
Inovação

Tecnologia 5G pode revolucionar serviços e diminuir desigualdades

Leilão 5G no Brasil ocorre nesta quinta-feira (4)

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A renovação 5G começa nesta quinta-feira (4), dia do leilão 5G no Brasil. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, além de um salto tecnológico, a licitação vai tornar realidade inovações como carros autônomos, casas inteligentes, cirurgias remotas e operação em larga escala de maquinário na indústria e no agronegócio. A tecnologia 5G trará mais velocidade para downloads e uploads e vai garantir conexões mais estáveis. Ela permitirá, por exemplo, que um milhão de aparelhos se conectem ao mesmo tempo por metro quadrado.

Evento em Florianópolis debate os desafios da gestão pública diante da chegada do 5G

No dia 4 de novembro, a partir das 14h, a Vertical de Negócios Smart Cities da ACATE realiza uma discussão sobre os desafios da gestão pública municipal diante da chegada do 5G. No mesmo dia ocorre abertura das propostas das operadoras de telefonia para implantação da tecnologia no Brasil. O evento tem o propósito de reunir gestores municipais do Estado para pensar em como conscientizar, desmitificar e indicar os caminhos que podem ser seguidos para permitir que Santa Catarina e seus municípios continuem na vanguarda e façam uso pleno da 5ª geração de telefonia móvel.

Devido as suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta), o 5G oferece uma extensa gama de novas de possibilidades: telefonia e internet móveis em altas velocidades, lazer, mobilidade urbana, educação, segurança pública, agronegócio, medicina, comércio eletrônico, automação industrial, cidades inteligentes – entre muitas outras.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK. 

Por SBT News

Mas como essa tecnologia vai impactar sua vida depois do leilão — O SBT News levantou 3 questões no Ministério das Comunicações e com o especialista Marcelo Zuffo, professor do departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Universidade de São Paulo (USP); confira:

– Quando o 5G estará disponível no Brasil?

A nova tecnologia ainda não está disponível no Brasil. Apesar de anúncios de marketing prometerem o “5G”, na verdade trata-se do “5G DSS”, que ainda utiliza estruturas do 4G e compartilha frequências com outras tecnologias (4G, 3G) para transmissão do sinal, perdendo, portanto, as características e potencialidades da 5ª geração de redes móveis. O 5G SA só será disponibilizado no Brasil após o leilão, marcado para o dia 4 de novembro

– O que vai mudar com o 5G que tem uma internet 10 a 100 vezes mais rápida do que o 4G ?

Segundo o professor da USP, Marcelo Zuffo, “isso vai propiciar aplicações em televisões de ultra definição (4k e 8k) e realidade virtual, mas a principal vantagem do 5G é que ele traz uma tecnologia disruptiva, que é a internet das coisas, ou seja, nós vamos pendurar no 5G todas as coisas possíveis e imagináveis, como veículos autônomos, sensores de indicadores de saúde, estações meteorológicas, fábricas remotas, cirurgias remotas, registros de água, luz, telefone, etc”.

– Qualquer celular vai aguentar o 5G?

Só terão acesso à nova tecnologia os usuários de telefones celulares compatíveis com a 5ª geração. A expectativa é que a partir do leilão, haja uma oferta maior de modelos de telefones habilitados e comercializados para o 5G no mercado brasileiro.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.