Tecnologia 5G chega a partir desta segunda-feira em Florianópolis
As torres 5G permitem até 1 milhão de dispositivos conectados por antenas
• Atualizado
Nesta segunda-feira (22), chega oficialmente o 5G na Capital, e operadoras já tem regras para instalar a tecnologia. Além disso, a paisagem da cidade vai ter que se adequar.
“Nós vamos ver muito mais em fachada de prédio, em banca de jornal, até nos postes de iluminação também. Nós vamos ter antenas, porque vamos ter um número de antenas de 7 a 10 vezes maior do que o número de antenas que temos hoje, para as tecnologias 3G e 4G”, explica Marcos Lichtblau, superintendente de Tecnologia de Florianópolis.
Segundo ele, são três operadoras que tem a obrigação de instalação até o dia 30 de setembro, então no mínimo serão 18 antenas.
Diferente das antenas de 4G, que possibilitam apenas 10 mil dispositivos conectados por antenas, as torres 5G permitem até 1 milhão, com isso a cidade terá suporte para até 18 milhões de dispositivos logo de saída, uma velocidade de internet 100 vezes superior ao que temos no momento.
De acordo com Marcos, a tecnologia vai possibilitar conectar luminárias, caminhões da coleta dos resíduos, os veículos da Guarda Municipal, carros de bombeiros, etc.
Vale ressaltar que é bom conferir se o seu celular suporta a tecnologia 5G. “Quem utiliza o 4G e não houver um telefone que não seja compatível com a quinta geração, continuará usando sem problemas”, explica Fernando Gomes Oliveira, coordenador do grupo de trabalho 5G ACATE.
ASSISTA A REPORTAGEM
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO