Tecnologia e Inovação
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Tecnologia e Inovação Compartilhar
Inovação

Evento discute ações para acelerar implantação de 5G em Santa Catarina

Debate reuniu especialistas e autoridades em Florianópolis

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Evento discute ações para acelerar implantação de 5G em Santa Catarina
Foto: Mapa | Via Governo Federal

Ações para acelerar a implementação da tecnologia 5G foram temas do encontro “5G Presente e Futuro em SC”, em Florianópolis, na segunda-feira (09). Com debates sobre o 5G e os benefícios que a tecnologia pode trazer para a sociedade catarinense, o evento contou com a presença de autoridades federais e nacionais, representantes de instituições e órgãos públicos de tecnologia, inovação e que promovem a regulação da área de telefonia.

Promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Vertical Smart Cities, o evento foi mediado por Fernando Oliveira, coordenador Grupo de Trabalho sobre o 5G da vertical e abordou ainda os serviços inovadores que poderão ser explorados em diversos segmentos de mercado e o impacto econômico com a disponibilização do 5G através do aumento de produtividade e redução de custos.

Leia também: Tecnologia 5G pode revolucionar serviços e diminuir desigualdades
5G promete facilitar a vida do cidadão no dia a dia

“O 5G traz uma característica, diferente da que existia no passado, que é a utilização de redes descentralizadas e essas redes passam a ter a necessidade de desenvolvimento de softwares de rede. Também serão necessários software/aplicação do 5G, cuja demanda é de R$ 90 bilhões para a próxima década. Então a demanda total estimada é de R$100 bilhões”, afirmou Fernando. O mediador frisou que o Estado tem potencial para trabalhar nesse mercado e destacou que a tecnologia trará uma banda larga melhor e a possibilidade de conectar milhares de dispositivos simultaneamente. “Temos um potencial gigante e Santa Catarina pode ser protagonista no processo do 5G”, disse Fernando.

Confira o debate:

Como tecnologia vai impactar sua vida

Por SBT News 

– Quando o 5G estará disponível no Brasil?

A nova tecnologia ainda não está disponível no Brasil. Apesar de anúncios de marketing prometerem o “5G”, na verdade trata-se do “5G DSS”, que ainda utiliza estruturas do 4G e compartilha frequências com outras tecnologias (4G, 3G) para transmissão do sinal, perdendo, portanto, as características e potencialidades da 5ª geração de redes móveis. O 5G SA só será disponibilizado no Brasil após o leilão, marcado para o dia 4 de novembro

– O que vai mudar com o 5G que tem uma internet 10 a 100 vezes mais rápida do que o 4G ?

Segundo o professor da USP, Marcelo Zuffo, “isso vai propiciar aplicações em televisões de ultra definição (4k e 8k) e realidade virtual, mas a principal vantagem do 5G é que ele traz uma tecnologia disruptiva, que é a internet das coisas, ou seja, nós vamos pendurar no 5G todas as coisas possíveis e imagináveis, como veículos autônomos, sensores de indicadores de saúde, estações meteorológicas, fábricas remotas, cirurgias remotas, registros de água, luz, telefone, etc”.

– Qualquer celular vai aguentar o 5G?

Só terão acesso à nova tecnologia os usuários de telefones celulares compatíveis com a 5ª geração. A expectativa é que a partir do leilão, haja uma oferta maior de modelos de telefones habilitados e comercializados para o 5G no mercado brasileiro.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais