SC terá primeiro posto de combustível com sistema de self-service do Brasil
Motorista poderá optar por abastecer o próprio veículo
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Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, deve ser a primeira cidade do Brasil a ter um posto de combustível que opera no sistema self- service, ou seja, um modelo de autosserviço, onde o próprio motorista pode optar por abastecer o veículo, como já acontece em países como os Estados Unidos e em alguns locais da Europa.
A novidade só será possível porque, recentemente, a empresa Mime ganhou através de uma liminar na Justiça Federal o direito de utilizar o sistema. De acordo com os gestores do negócio, o novo formato será implantado gradativamente, e, inicialmente, funcionará como um projeto-piloto em uma das unidades de Jaraguá do Sul, podendo ser replicado, posteriormente, a outras cidades de atuação do grupo. “Essa novidade é motivo de orgulho para nós, pois, mais uma vez, nos posicionamos como uma empresa inovadora. Nós fomos pioneiros em implantar as primeiras lojas de conveniência do Brasil e o primeiro posto de GNV em Santa Catarina é nosso”, destaca o diretor-presidente, Paulo Chiodini.
O diretor de Varejo da marca, Gabriel Wulff, acrescenta que a mudança gerará uma experiência ainda mais completa ao cliente, já que a ideia é apresentar ao mercado o sistema híbrido, onde cabe ao cliente o poder de escolha. “A transição para o novo formato será gradativa e contará com diversos treinamentos. A mudança deve ocorrer dentro dos próximos meses. O autosserviço garante mais liberdade e agilidade para o consumidor, e, por outro lado, resulta em maior qualidade de vida para os colaboradores, pois será possível estabelecer jornadas de trabalho mais flexíveis”, explica.
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Hoje, de acordo com a empresa, a rotatividade no setor é muito grande, devido à carga horária que envolve a madrugada, os feriados e os fins de semana. “Com o novo formato, alguns postos poderão ter o horário de funcionamento estendido, trazendo ainda mais comodidade para o cliente”, destaca a empresa.
Para ofertar a opção de autosserviço, os colaboradores receberão capacitação e todo o suporte necessário. Muitos deles passarão a atuar, inicialmente, como monitores, e, na sequência, como consultores, em funções como a venda de produtos e acessórios, nas lojas. “A figura do frentista segue sendo de suma importância para nossa atividade, até porque o cliente terá a opção de escolher. E, em casos como de cadeirantes, gestantes, idosos, ou pessoas que estejam com crianças no carro, por exemplo, ainda será necessário o modelo tradicional de atendimento”, salienta Wulff.
Para os gestores, essa mudança será um marco para o grupo, e, também para o segmento em geral, no país.
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