Negócios
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Negócios Compartilhar
Finanças

Programa “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, ensina jovens a cuidarem de suas finanças

Os alunos tem a possibilidade de construir seu planejamento de vida levando em consideração a educação financeira

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Programa “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, ensina jovens a cuidarem de suas finanças
Foto: Freepik

Orçamento e balanço pessoal, poupança, investimento, empréstimos e estratégia de vida são os temas do programa “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, oferecido pela Junior Achievement. A iniciativa é destinada a adolescentes e jovens entre 14 e 25 anos e tem duração de 5 horas/aula. O programa conta com a parceria do SEBRAE/SC e da Secretaria de Estado da Educação.

Embora aconteça também no modo presencial, há três anos foi adaptada para formato on-line, que neste momento se tornou fundamental. Para fazer a inscrição, gratuitamente, é necessário acessar o link http://sebrae.sc/meu-dinheiro-meu-negocio, fazer o cadastro e login.

A metodologia oferece a possibilidade de conhecer e desenvolver as competências necessárias para a gestão de recursos financeiros, possibilitando que o aluno construa seu planejamento de vida levando em consideração a educação financeira e, assim, fazer com que o ciclo do dinheiro favoreça o indivíduo.  “No programa, os alunos aprendem que o dinheiro é um ativo que deve ser valorizado, investido e utilizado de maneira racional. Conhecem e experimentam vários tipos de investimentos, planejamento de curto e longo prazos, comportamento do consumidor e consumo consciente”, explica o diretor executivo da Junior Achievement de SC, Evandro Badin.

A Junior Achievement é uma organização social, de caráter educativo. A entidade tem como missão ensinar e inspirar jovens a empreender, despertando o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a economia, facilitando, assim, seu acesso ao mercado de trabalho. É mantida e administrada por empresas privadas que apoiam com recursos financeiros e cedem voluntários que podem repassar suas experiências. Em Santa Catarina, a entidade já envolveu 17 mil voluntários nos programas em aproximadamente 300 escolas/entidades de 80 cidades – trabalho que já beneficiou 660 mil jovens, desde sua fundação no Estado em 1997.

m Chapecó, a Junior Achievement recebe apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Já foram envolvidos no município mais de 40 mil estudantes das escolas públicas, privadas e do Sistema S. Para o diretor executivo da ACIC, Fabio Luis Magro, por meio do programa é possível transformar o mundo. “Com a atuação dos voluntários, conseguimos mudar a vida de milhares de crianças e adolescentes em Chapecó. É por meio de atitudes como essa que conseguiremos ter uma nação como sonhamos. Com o trabalho de todos que abraçam o projeto, toda a sociedade ganha”.

Badin reforça que por meio da parceria entre as entidades, escolas e voluntários são aplicados os programas de educação econômica na prática em sala de aula em Chapecó. “Queremos despertar o espírito empreendedor nos jovens com atividades atraentes para que estejam mais conscientes e preparados para o mundo do trabalho”.

Mais informações pelo site www.jabrasil.org.br/sc ou e-mail [email protected]

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais