Negócios
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Negócios Compartilhar
Imóvel

Estado registra aumento de 26,6% nas operações imobiliárias em 2020

Estudo aponta crescimento na comparação com os meses de janeiro a julho de 2019

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Estado registra aumento de 26,6% nas operações imobiliárias em 2020

Juros baixos, facilitação dos procedimentos de registros e valorização de novos ambientes em razão da quarentena imposta pela pandemia da Covid-19. Estas são algumas das razões que explicam o aumento 26,6% nas transações imobiliárias em Santa Catarina na comparação entre os meses de janeiro a julho de 2019 com os números deste ano. Em números absolutos, os registros de operações imobiliárias (compra e venda de imóveis, doações, herança, partilha, entre outras), passaram de 66.915, nos meses de janeiro a julho de 2019, para 84.683, no mesmo período deste ano no Estado de Santa Catarina.

Se levado em conta apenas os registros originados de atos de compra e venda e de heranças, o aumento entre janeiro e julho de 2020 na comparação com mesmos meses de 2019 é de 33,6%. Ao todo são 54.203 registros de compra e venda e herança nos sete primeiros meses de 2020, contra 40.438 no mesmo período de 2019.

Este é o resultado do inédito estudo Indicadores do Registro Imobiliário, iniciativa que passou a publicar mensalmente os dados do mercado imobiliário em Santa Catarina a entes públicos e privados. A iniciativa é coordenada pelo Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CORI/SC), com suporte técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e apoio oficial do Ministério da Economia, e já pode avaliar o impacto que a facilitação do processo de registro imobiliário, agora totalmente online, trouxe ao segmento imobiliário.

Disponível pelo  portal, a Central possibilita a realização de qualquer trâmite para registro de propriedades de forma online. Por meio desta plataforma é possível enviar documentos para registro de um imóvel, além de acessar uma série de serviços prestados pelos 129 Cartórios de Registro de Imóveis de Santa Catarina, entre eles a visualização de matrículas (registros), pedidos de certidões, pesquisa de bens, e outras funcionalidades exclusivas.

A plataforma de serviços online também disponibiliza o serviço do Guichê de Certidões, ferramenta unificada que permite a solicitação de diversos documentos necessários para garantir uma compra e venda segura, sem a necessidade do cidadão se deslocar a diferentes órgãos para a obtenção de certidões.

De acordo com o presidente do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina, Luiz Eduardo Freyesleben Silva, o aumento coincidiu com a maior procura dos serviços eletrônicos nos Cartórios de Imóveis de Santa Catarina, que estão reunidos em uma central de atendimento, possibilitando a realização de diversos atos em meio digital.

“Os usuários que precisam registrar um imóvel, realizar consultas e pedir certidões para efetuarem negócios, ou mesmo prestarem informações sobre suas propriedades, podem fazer tudo pela Central de Serviços do Registro de Imóveis, sem sair de sua casa”.

Dados Municipais

Nos dados municipais divulgados pelo estudo Indicadores do Registro Imobiliário, a capital, Florianópolis, teve um crescimento de registros imobiliários de 8,1% nos meses de janeiro a julho de 2020 em comparação a este período de 2019, passando de 7.088 para 7.660 operações. Só em registros de compra e venda, a busca passou de 4.644 em 2019 para 4.900 em 2020. 

Por outro lado, em Joinville, os registros imobiliários diminuíram 13,2%, passando de 5.696 em 2019 para 5.032 em 2020. Uma das explicações para que os números tenham caído na cidade é a procura por imóveis em municípios menores, uma vez que o incremento do trabalho em home office fez muitas pessoas migrarem dos grandes centros para locais menos movimentados.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais