ESG e inovação comercial atraem mais clientes e melhoram avaliação das empresas
Aquelas que tiverem melhores práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, serão mais atrativas para clientes e investidores
• Atualizado
As lideranças das empresas que representam diferentes setores da economia e apontam uma tendência mundial, citam competências relacionadas à sustentabilidade como o principal atributo que elas vão buscar nos fornecedores, acima de preço competitivo e soluções de ponta a ponta. As empresas também desejam impulsionar seu ecossistema com modelos de negócios voltados para a economia circular.
Segundo estudo “Reimagining Industry Futures 2023”, elaborado pela consultoria global EY tendo como referência pesquisa aplicada em 1.325 organizações do mundo, 76% das empresas considera que a agenda ESG é a principal ou uma importante consideração ao informar seus planos ou decisões de investimento em tecnologias emergentes, como 5G, IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), Analytics e Inteligência Artificial.
Levando em conta essas novas tecnologias, 35% das organizações veem ESG como principal tema ao tomar decisões de investimento, com outros 41% considerando importante essa pauta.
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Crescimento empresarial baseado em volume físico
O próprio conceito de “crescimento empresarial” também passa por uma revisão. Especialistas em tecnologia, como Kevin Kelly, falam que uma das tendências para os próximos anos é rever a ideia de crescimento empresarial baseado apenas em volume físico. Em um momento de redução populacional, recursos escassos, preocupação do impacto ambiental do excesso de produção, os negócios serão pressionados a crescer não exclusivamente via volumes, mas por geração de valor agregado. Já não é possível por exemplo medir o sucesso de uma marca de vinho principalmente pela quantidade de garrafas vendidas. O surgimento de novas métricas de mensuração de desempenho empresarial o novo posicionamento de mercado das marcas afetarão a própria avaliação financeira das empresas o chamado “valuation” das organizações e marcas. Aquelas que tiverem melhores práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, serão mais atrativas para clientes e investidores, tendo por exemplo melhores condições de acesso a crédito e mais espaço para terem melhores margens de lucro.
Segundo Delton Batista, fundador da 8R, escritório de projetos especializado em crescimento empresarial, “para as empresas se sobressaírem na geração de volume e melhoria da margem dos negócios daqui em diante se torna fundamental um novo posicionamento da área comercial com vendas baseadas em valor. Neste novo ambiente de mercado a área comercial saber usar o posicionamento ESG se torna determinante para o sucesso de uma estratégia de crescimento”.
O escritório 8R tem como clientes empresas entre as que mais crescem no país através da inovação de sua atuação comercial e da implantação e posicionamento ESG como Grupo Lunelli, Diklatex e Latina Têxtil, Grupo AG Capital, Grupo Fatori, TopMed Saúde, Appel Home, além de indústrias de diferentes setores como cosméticos, produtos de higiene e limpeza, e bens de consumo, e empresas de segmentos como serviços financeiros, tecnologia, saúde, negócios imobiliários de alto valor, educação corporativa.
Atualmente diversas fontes de recursos, fundos privados e até de financiamentos de fomento são direcionados para a inovação comercial, além de que empresas com práticas inovadoras e que atendam boas práticas ESG no mercado são melhor avaliadas inclusive por investidores e até em processos de fusões e aquisições, sinais de que o tema veio para ficar na pauta do mercado.
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