Emprego e Carreira Compartilhar
Mercado de Trabalho

Você é motoboy? Conheça os novos desafios da profissão

Em 2020, Florianópolis criou um decreto que regulamentou a profissão

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SCC Meio-Dia/Reprodução
Foto: SCC Meio-Dia/Reprodução

Com toda certeza você já precisou dos serviços realizados por este profissional: o motoboy. Seja para entrega de um lanche, documento, remédio e muito mais. E agora, durante a pandemia, o mercado exigiu ainda mais da profissão. Quer entender os principais desafios diários dos motoboys? Confira a reportagem completa do SCC Meio-Dia.

A lei federal que trata da regulamentação da profissão de motoboy e mototaxistas no país foi sancionada em junho de 2009, mas apesar de estabelecer normas nacionais, ela deixa claro que estados e municípios podem aplicar suas próprias exigências. Em Florianópolis, por exemplo, em 2020 foi feito um decreto que trata exatamente sobre o tema.

“Esse decreto estabelece as normas, as regras para que as pessoas possam se habilitar e atuar nesse ramo de atividade aqui no município de Florianópolis. A gente sabe que no período da pandemia, muitas pessoas acabaram ingressando nessa atividade até mesmo para atender a grande demanda de pedidos de empresas por conta do home office. Diante disso, a gente solicita que as pessoas que atuam no ramo procurem as regras do decreto para estarem legalmente aptas”, explica Ivan Couto, Secretário Adjunto de Mobilidade.

Entre todos os desafios da profissão, entre os mais temidos pela categoria é o trânsito e a desvalorização da área.

“O principal é o trânsito, pois ele é muito perigoso. Graças a Deus, com 23 anos de profissão, nunca tive nenhum acidente, mas eu vejo muita imprudência. Então, nós precisamos ter uma cautela muito grande para não sofrer nenhum dano. Já o segundo é a desvalorização da profissão, pois há muito motoboy no mercado, por isso, a concorrência é desleal”, afirma o motoboy, Jean Toledo Jr.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×