Economia Compartilhar
Finanças

Saúde financeira: veja dicas para tirar o seu orçamento do vermelho

Um planejamento financeiro pode auxiliar na quitação de dívidas e outros problemas

Por

• Atualizado

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Diversas situações estão impactando no orçamento financeiro dos brasileiros, como o aumento do preço dos alimentos básicos, por exemplo. Para quem está com dificuldades financeiras, um planejamento pode ajudar. Confira algumas dicas de Julio Cesar Santos, gerente regional da Únilos!

Segundo Julio, um dos grandes desafios é vencer a resistência e o pessimismo em relação às mudanças necessárias. “Muitas pessoas são céticas em relação aos benefícios obtidos a partir da educação e disciplina financeiras, por isso, só conseguem ver saída a partir do aumento dos ganhos, o que é um erro”, explica.

Não gaste mais do que ganha

Por mais óbvia que essa dica pareça ser, é uma questão perigosa. O parcelamento de dívidas, por exemplo, pode ser um vilão silencioso se você não estabelecer o controle dessas operações, revela o gerente regional.

Quando nos deparamos com um gasto obrigatório, mas que excede o orçamento mensal, a tendência natural é diluir o valor em parcelas. Cinco vezes aqui, dez vezes ali e não nos damos conta de que os próximos meses já estão comprometidos.

Julio Santos reforça esses cuidados, principalmente, com o cartão de crédito. Embora seja uma das modalidades de pagamento mais populares entre os brasileiros, se não usada com consciência e responsabilidade, pode se tornar uma porta para o endividamento.

“É importante que você defina um limite mensal para compras no cartão, não deixe de checar a fatura frequentemente e evite ao máximo parcelá-la para fugir das altas taxas de juros.”, explica o gerente da cooperativa. 

Agora você já sabe: sempre que assumir uma despesa à prestação, lembre-se de conferir os compromissos já adotados para não ter surpresas desagradáveis.

Encare sua realidade de frente

Julio considera que, se você quer mudar a sua realidade financeira atual, você precisa conhecê-la de verdade. Não estamos falando daquela noção geral que se tem sobre ganhos e gastos mensais.

Abrir uma planilha no computador, baixar um aplicativo no celular, pegar papel e caneta e iniciar o seu controle financeiro é fundamental. Basicamente, comece a anotar todas as entradas e saídas de dinheiro, sem esquecer débito em conta, Pix e parcelas futuras.

Você não vai precisar viver em função do dinheiro, mas vai conseguir organizá-lo e poderá evitar inúmeros problemas. Aliás, os benefícios de uma vida financeira saudável vão além do dinheiro. Representa um nível mais alto de satisfação pessoal e melhora sua saúde mental, já que a barreira financeira é um convite ao estresse e à ansiedade.

Você no comando

Com a planilha de controle nas mãos, o gerente fala que fica mais fácil organizar seu orçamento de forma eficiente. Ao conhecer todas as suas dívidas, você tem a oportunidade de identificar e diminuir gastos elevados ou mesmo pequenos que, somados, podem representar grandes custos.

Outro exercício interessante é definir seu orçamento pessoal, destinando um valor da renda mensal para cada área da sua vida e respeitando esse limite.

Com suas contas organizadas, logo você estará apto a avançar sobre a quitação das dívidas, outro passo fundamental para quem quer ter uma vida financeira mais tranquila. Sabendo exatamente do seu orçamento ficará mais fácil conversar com a instituição financeira e estabelecer uma renegociação ou até mesmo um crédito acessível para saldar outros compromissos.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

publicidade
publicidade

Veja mais