Santa Catarina lidera crescimento econômico no país com alta de 7,1% em janeiro
A temporada de verão também foi apontada como um dos fatores que impulsionaram a economia, atraindo milhares de turistas ao estado
• Atualizado

O estado de Santa Catarina registrou um crescimento econômico de 7,1% em janeiro deste ano, a maior alta entre todos os estados brasileiros. O resultado, calculado pelo Banco Central, supera a média nacional de 3,6% e reflete o bom desempenho da indústria, do comércio e dos serviços, setores que cresceram acima do restante do país.
Leia Mais
O governador Jorginho Mello destacou a força da economia catarinense e o papel do trabalho da população no avanço dos indicadores.
“Santa Catarina é diferenciada. Temos só um 1% do território nacional, mas uma economia forte, dinâmica e que não para. Aqui tem muita gente que trabalha duro, e faz esse motor girar. E o Estado tem feito o dever de casa, incentivando o crescimento de todos os setores, como a indústria, o comércio e os serviços, em especial na área de tecnologia. Assim mais vagas de emprego são criadas, e a população tem dinheiro pra consumir e fazer a economia girar cada vez mais forte”, afirmou o governador Jorginho Mello.
A temporada de verão também foi apontada como um dos fatores que impulsionaram a economia, atraindo milhares de turistas ao estado e aquecendo o consumo e a geração de empregos. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o cenário econômico catarinense segue positivo, com mais de 9 mil vagas abertas no Sine e a taxa de desemprego em apenas 2,7%.
Além de liderar o crescimento do país, Santa Catarina também se destacou nos setores produtivos. A indústria estadual teve alta de 8,6% em janeiro, bem acima da média nacional de 1,4%. O setor de serviços cresceu 3,4%, enquanto o Brasil registrou queda de 0,2%. Já o comércio catarinense teve o melhor desempenho em seis anos, com aumento de 8,3% nas vendas, contra 3,1% da média nacional.
No ranking nacional, Santa Catarina ficou à frente do Rio Grande do Sul (5,3%), Pará (4%) e Bahia (3,6%), consolidando-se como a economia de maior crescimento do Brasil no início de 2025.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO