Economia Compartilhar
aumento de 1,16% em setembro

Resultado de setembro faz inflação anual ultrapassar marca de 10%

Alta dos preços da energia elétrica e dos combustíveis guindaram o IPCA anual para 10,25%

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), taxa que mede a inflação oficial do país, subiu para 1,16% em setembro, ante 0,87% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, divulgados nesta 6ª feira (8.out), revelam a maior taxa para o mês de setembro desde 1994, quando o índice ficou em 1,53%. A inflação acumulada em 12 meses ultrapassou a marca simbólica dos 10%, somando 10,25%. 

Um dos itens que mais pesaram com a alta da inflação foi habitação (2,56%), puxado pelo o aumento de 6,47% na conta de energia elétrica. A conta de luz ficou R$ 14,20 mais cara para cada 100 kWh consumidos, por causa da bandeira tarifária, que está no nível mais alto por causa da crise hídrica. 

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Os combustíveis também impactaram a taxa do mês passado, com a alta da gasolina (2,32%) e do etanol (3,79%). Os preços do botijão de gás também subiram, para 3,91%, e acumulam alta de 34,67% nos últimos 12 meses.

A meta da inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia, a Selic, que agora está em 6,25%. 

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.