Economia
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Economia Compartilhar
"liberdade é mais imporante"

Otan pede que países não troquem segurança por lucros econômicos

"A liberdade é mais importante do que o livre comércio." afirmou secretário-geral da Otan, em Davos

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Otan pede que países não troquem segurança por lucros econômicos
“A proteção dos nossos valores é mais importante do que o lucro.”, alertou ao comentar dependência energética da União Europeia | Reprodução/Fórum Econômico Mundial

O Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, alertou os países do Ocidente sobre os perigos de trocar a segurança por interesses econômicos, durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial anual em Davos, na Suíça, nesta terça-feira (24).

“A liberdade é mais importante do que o livre comércio. A proteção dos nossos valores é mais importante do que o lucro.” afirmou Stoltenberg, referindo-se a dependência energética da União Europeia em relação a Rússia, e o uso de tecnologia chinesa 5G. “Isso é sobre a Rússia. Mas também sobre a China.”

“O comércio internacional trouxe, sem dúvida, grande prosperidade. Eu, e muitos de nós aqui hoje, trabalhamos duro para promover uma economia mais globalizada, mas devemos reconhecer que nossas escolhas econômicas têm consequências para nossa segurança.”, e continuou, “A guerra na Ucrânia demonstra como as relações econômicas com regimes autoritários podem criar vulnerabilidades – dependência excessiva da importação de commodities-chave, como energia, riscos criados pela exportação de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, e resiliência enfraquecida causada pelo controle estrangeiro sobre infraestrutura crítica, como 5G.”

Ao final do discurso, Stoltenberg defendeu a promoção da paz e a defesa dos valores ocidentais. “Este conflito na Ucrânia sublinhou a importância de a Europa e a América do Norte estarem juntas na OTAN e de trabalhar com os nossos parceiros de pensamento semelhante em todo o mundo, para defender os nossos valores e promover a paz e a prosperidade.”

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais