Economia
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Economia Compartilhar
Novo ministro

Adolfo Sachsida é o novo ministro de Minas e Energia

Adolfo Sachsida integrava a assessoria especial do ministro da Economia, Paulo Guedes

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Adolfo Sachsida é o novo ministro de Minas e Energia
Novo ministro é doutor em Economia e advogado | Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

No lugar de Bento Albuquerque, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro do Ministério de Minas e Energia na quarta-feira (11), assume o doutor em Economia e advogado Adolfo Sachsida. O novo chefe da pasta integrava a equipe de Paulo Guedes no Ministério da Economia, desde fevereiro deste ano, onde desempenhava a função de assessor especial.

Sachsida foi professor em diversas universidades no Brasil e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. É autor de livros e artigos técnicos sobre políticas econômica, monetária e fiscal, avaliação de políticas públicas e tributação.

No mês de março, durante entrevista ao Valor, o novo titular declarou que a adoção de “medidas estruturais” para diminuir preços dos combustíveis eram necessárias.

Desgaste

A mudança se dá em meio às polêmicas do reajuste do óleo diesel em quase 9%. Os novos preços já são sentidos pelos consumidores nas bombas de combustível. Na última semana, Jair Bolsonaro criticou o então titular da pasta pela medida.

“Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição”, disse. 

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais