Agronegócio
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Agronegócio Compartilhar
Subiu

Período de estiagem prejudica safras e encarece o preço do feijão em SC

Além da falta de chuva, o aumento do preço também pode ser justificado pela alta do dólar

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Período de estiagem prejudica safras e encarece o preço do feijão em SC
Foto: Marco Burigo

O feijão pode ficar mais caro em Santa Catarina, o preço médio do kg do produto já se aproxima dos R$ 8 reais. Com a produção reduzida, muita procura e pouca oferta, a consequência é um aumento significativo no preço do produto. O consumidor catarinense sente no bolso essa realidade, mas os produtores também não estão felizes com esse novo cenário. Eduardo Varmlim de Forquilinha, é produtor de feijão no sul do estado e admite que teve prejuízo na última safra. “Consegui produzir apenas 10 sacos, mas só paga os custos, não sobra nada, até dá prejuízo,” afirma.

Santa Catarina tem aproximadamente 5 mil produtores de feijão. São cerca de 60 mil hectares de terra espalhados pelo estado onde o produto é cultivado. Regiões do meio-oeste, como Xanxerê, planalto norte, em Canoinhas, e Sul, em Içara especialmente, são as principais produtoras de feijão no Estado.

Em um ano agrícola normal são colhidas quase 100 mil toneladas de feijão em Santa Catarina. O setor que geralmente sofre com as mudanças climáticas, tem sido ainda mais prejudicado pelo longo período de estiagem, que também acabou prejudicando a chamada safrinha. Enquanto no ano passada a produção estava em torno de 40 sacas por hectare, esse ano não passou das 15 sacas por hectare.

O menor abastecimento do mercado e o custo de produção para o agricultor, se tornou mais alto em relação a quantos Kgs ele produzia por hectare sobre o custo que ele teve para a produção dessa cultura. O preço do kg do feijão subiu quase 1 real em um mês, uma alta que pode ser justificada pela subida do dólar e o período de entressafra.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais