Vietnã é atingido por desastre de proporções semelhantes à tragédia do Rio Grande do Sul
O tufão Yagi, que atingiu o Vietnã no fim de semana, trouxe ventos superiores a 149 km/h
• Atualizado
Moradores de Hanói, capital do Vietnã, enfrentam águas até a cintura nas ruas após o Rio Vermelho atingir o nível mais alto em 20 anos. Outras nações vizinhas também estão sofrendo com inundações mortais e deslizamentos de terra.
O tufão Yagi, que atingiu o Vietnã no fim de semana, trouxe ventos superiores a 149 km/h e um intenso dilúvio, resultando em inundações severas também em partes do Norte do Laos, Tailândia e Mianmar. O Rio Vermelho em Hanói atingiu seu nível mais alto desde 2004, forçando moradores a caminhar por áreas inundadas e improvisar barcos com materiais disponíveis.
Na província de Lao Cai, um deslizamento de terra devastador atingiu a aldeia montanhosa de Lang Nu, deixando-a coberta por lama e detritos. Pelo menos 34 pessoas foram confirmadas como mortas, e 46 continuam desaparecidas. O número total de vítimas do tufão Yagi subiu para 179, com 145 pessoas ainda desaparecidas.
Mai Van Khiem, chefe do departamento nacional de Meteorologia, informou que o nível da água no Rio Vermelho é o mais alto desde 2004, e alertou para enchentes graves nas províncias ao redor da capital. Em Hanói, policiais e voluntários ajudaram a evacuar residentes e estão verificando casas ao longo do rio. Muitos moradores foram levados para abrigos temporários ou ficaram com parentes devido à rápida elevação das águas.
*Com informações de MetSul
Vietnã é atingido por desastre de proporções semelhantes à tragédia do Rio Grande do Sul
Veja imagens
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO