VÍDEO: confira a última aparição pública do Papa Francisco; ‘a paz é possível’
Francisco pediu que os ritos fúnebres fossem simples e focados na fé da Igreja
• Atualizado
A última aparição do Papa Francisco antes de ter a morte confirmada pelo Vaticano, na segunda-feira (21), foi no domingo (20) de Páscoa, na Basílica de São Pedro.
Leia Mais
Durante a aparição, Francisco estava em uma cadeira de rodas, aparentando cansaço, sendo ovacionado pelo público que acompanhou a celebração.
“Neste dia, gostaria que voltássemos a ter esperança e confiança nos outros, a ter esperança de que a paz é possível”, disse Francisco em carta lida pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Mons. Diego Ravelli.
O Papa Francisco também estendeu votos de paz a todo o Oriente Médio, para os povos africanos vítimas de violência e para a Ásia, em especial para Mianmar, que sofreu com o terremoto no início de abril.
“Não é possível haver paz sem um verdadeiro desarmamento! A necessidade que cada povo sente de garantir a sua própria defesa não pode transformar-se numa corrida generalizada ao armamento”, acrescenta o Pontífice.
VÍDEO: confira a última aparição pública do Papa Francisco
⚫ MORTE DO PAPA | Confira a última aparição pública de Papa Francisco
— Portal SCC10 (@portal_scc10) April 21, 2025
? @agusantonetti / Reprodução pic.twitter.com/uHxEgMuLdt
Papa morreu horas após a celebração da Missa de Páscoa
O Papa Francisco morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), na residência onde morava no Vaticano, a Casa Santa Marta. O pontífice se recuperava de um quadro grave de pneumonia bilateral — infecção que afeta os dois pulmões e dificulta a respiração. Ele chegou a ficar internado por 38 dias, mas retornou para casa, onde seguia em recuperação.
O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Câmara Apostólica.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, disse o cardeal.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO