TikTok é banido nos Estados Unidos; entenda o motivo
A plataforma enviou comunicado aos usuários norte-americanos, informando o banimento
• Atualizado
O aplicativo TikTok começou a ficar indisponível para usuários dos Estados Unidos (EUA), na manhã deste domingo (19). Segundo relatos, as falhas no aplicativo já começaram na noite de ontem, sábado (18).
Sobre o banimento, a plataforma enviou um comunicado aos usuários e prometeu trabalhar para retomar as operações:
“Lamentamos que uma lei dos EUA que proíbe o TikTok entre em vigor em 19 de janeiro e nos obrigue a tornar nossos serviços temporariamente indisponíveis. Estamos trabalhando para restaurar nossos serviços nos EUA o mais rápido possível e agradecemos seu apoio. Por favor, fique atento”, diz o comunicado.
O motivo do banimento do TikTok nos Estados Unidos
Os EUA criaram uma lei que obriga a venda do TikTok, que atualmente é controlado pela empresa chinesa ‘ByteDance’. Na última sexta-feira (17), essa lei foi declarada constitucional pela Suprema Cortem do país americano.
Na mesma direção, a Apple e o Google já haviam removido a plataforma das lojas de aplicativos. De acordo com a nova legislação, as empresas que descumprirem a proibição poderão ser multadas em US$ 5 mil, por usuário, o que podem gerar multas com valores expressivos, já que praticamente metade da população dos Estados Unidos utilizava o TikTok.
O que diz Donald Trump?
Como sugestão, o presidente eleito, Donald Trump, pretende conceder uma licença temporária de 90 dias para a operação do TikTok, desde que a ByteDance venda a plataforma para investidores norte-americanos. A pressão para a venda vem tanto do Congresso quanto do governo.
Outros aplicativos deixaram de operar no país
Além do TikTok, a ByteDance informou que também desativará outros aplicativos que opera nos Estados Unidos, como CapCut, Lemon8 e Lark.
*Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO