Tempestade Idalia ganha força e deve atingir Flórida com furacão
Estado já começou a se preparar e pediu evacuação de moradores da costa
• Atualizado
A tempestade tropical Idalia está ganhando força e deve se tornar um grande furacão antes de atingir a Flórida, nos Estados Unidos, na manhã de quarta-feira (30). Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), a aproximação do fenômeno deve causar ventos de até 209 km/h, enquanto as ondas poderão atingir até 3,6 de altura.
A projeção do NHC é de um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Meteorologistas norte-americanos, no entanto, não descartam que a Idalia possa atingir as categorias 4 ou 5, uma vez que as águas do Golfo do México estão extremamente aquecidas, o que pode resultar em uma rápida intensificação do fenômeno.
Em meio ao cenário, dezenas cidades da Flórida emitiram estado de emergência, retirando, sobretudo, moradores da costa. O governador do estado, Ron DeSantis, informou que 1.100 guardas nacionais foram mobilizados com veículos e aeronaves em águas altas para esforços de resgate e recuperação. Nas estradas, 300 soldados participam da patrulha.
“Os preparativos para proteger vidas e propriedades devem ser concluídos às pressas. Deve-se enfatizar que apenas um pequeno desvio na trajetória poderia causar uma grande mudança na localização de Idalia na Flórida devido à trajetória paralela à costa oeste do estado”, alertou o NHC.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO