Mundo Compartilhar
GRAVE

Sobe para 800 o número de mortos em terremoto no Afeganistão

Por conta das áreas atingidas pelo terremoto serem de difícil acesso, o número de mortes pode ser ainda maior

• Atualizado

Redação

Por Redação

Sobe para 800 o número de mortos em terremoto no Afeganistão | Foto: Redes sociais/Reprodução
Sobe para 800 o número de mortos em terremoto no Afeganistão | Foto: Redes sociais/Reprodução

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão e deixou ao menos 800 mortos e 2,5 mil pessoas feridas, na noite deste domingo (31). O local mais afetado, segundo o Ministério do Interior, foi a província de Kunar. As informações são do SBT News.

Por conta das áreas atingidas pelo terremoto serem de difícil acesso, o número de mortes pode ser ainda maior. O porta-voz do MInistério da Saúde, Sharafar Zaman, disse que várias aldeias foram completamente destruídas pelo abalo e que centenas de pessoas permanecem sob os escombros de casas e prédios.

“As operações de resgate ainda estão em andamento, várias aldeias foram completamente destruídas e os números de mortos e feridos estão mudando. Equipes médicas de Kunar, Nangarhar e da capital Cabul chegaram à área. Que Deus tenha misericórdia de nós”, disse Zaman, em comunicado.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi a 27km de Jalalabad, quinta maior cidade do Afeganistão. Após o tremos, outros abalos secundários foram registrados, sobretudo na província de Kunar.

Nas redes sociais, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que foram enviados esforços para resgatar os afetados. Mujahid ressaltou que os recursos são limitados e pediu ajuda a organizações humanitárias para o resgate de civis, sobretudo em áreas montanhosas.

“Estou totalmente solidário com o povo do Afeganistão. Não pouparemos esforços para ajudar os necessitados nas áreas afetadas”, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

O país é propenso a terremotos, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Em 2024, uma série de tremores matou mais de mil pessoas no Oeste do Afeganistão. O novo abalo, segundo o USGS, pode deixar um grande número de vítimas.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.