Mundo Compartilhar
MUNDO

SC é o estado do Sul com mais deportados dos EUA em 2025

55 imigrantes catarinenses nos Estados Unidos foram repatriados em 2025

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

SC é o estado do Sul com mais deportados dos EUA em 2025 | Foto: reprodução
SC é o estado do Sul com mais deportados dos EUA em 2025 | Foto: reprodução

Santa Catarina concentra 2,09% dos imigrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2025, segundo dados do programa de acolhimento a repatriados Aqui é Brasil, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Embora o percentual seja relativamente baixo no cenário nacional, o estado lidera o ranking regional no Sul do país.

Brasileiros da região Sul que foram deportados

Na comparação por região, Santa Catarina aparece à frente dos demais estados do Sul, seguido pelo Paraná, com 1,63%, e pelo Rio Grande do Sul, que registra 0,29% dos brasileiros deportados dos Estados Unidos neste ano. O levantamento considera imigrantes que retornaram ao Brasil após processos de deportação.

No ranking nacional, Santa Catarina ocupa a nona colocação, com 55 imigrantes repatriados em 2025. O Paraná, segundo colocado na região Sul, teve 52 imigrantes deportados, já no Rio Grande Sul 11 pessoas tiveram que deixar os Estados Unidos.

Os dados refletem o número de brasileiros que passaram pelo atendimento do programa federal, criado para oferecer acolhimento e suporte a cidadãos que retornam ao país em situação de vulnerabilidade.

Mais da metade dos brasileiros deportados são mineiros

No topo da lista nacional está Minas Gerais, no Sudeste, foi estado com o maior número absoluto de deportados. Ao todo, 1.568 mineiros foram deportados dos Estados Unidos em 2025, número que corresponde a 52,46% dos caso nacional. conforme o levantamento do MDHC. O Amapá, no Norte do Brasil, foi o Estado com menos índice, teve apenas um brasileiro deportado.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.