Mundo Compartilhar
Ação judicial

Presidente da França vai à Justiça para provar que primeira-dama nasceu mulher

Influenciadora é processada após afirmar que Brigitte Macron nasceu homem

• Atualizado

Redação

Por Redação

Presidente francês vai à Justiça para provar que primeira-dama é mulher – Imagem: reprodução/ UOL
Presidente francês vai à Justiça para provar que primeira-dama é mulher – Imagem: reprodução/ UOL

O presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-dama, Brigitte Macron, vão apresentar provas à Justiça dos Estados Unidos para mostrar que Brigitte é uma mulher cisgênero — ou seja, uma pessoa cujo gênero é o mesmo do sexo que recebeu ao nascer. A ação é contra a influenciadora de direita Candace Owens, que disse acreditar que Brigitte teria nascido homem.

O advogado do casal, Tom Clare, disse em entrevista ao podcast da BBC Fame Under Fire que serão apresentados “testemunhos científicos” para provar que a acusação é falsa. Clare afirmou que Brigitte ficou “profundamente perturbada” com as alegações, mas está disposta a passar por isso para esclarecer os fatos.

“Ela está decidida a fazer o que for preciso para esclarecer os fatos. Se esse desconforto e essa sensação desagradável de se expor dessa forma são o que é preciso para esclarecer as coisas e encerrar isso, ela está 100% pronta para encarar esse fardo”, disse o advogado

A acusação de que Brigitte teria nascido homem surgiu em 2021, em vídeos de blogueiras francesas, e foi amplificada por Owens em 2025, na série no YouTube Becoming Brigitte (“Tornando-se Brigitte”). O casal Macron também processou essas blogueiras por difamação, venceu a ação em 2024, mas a decisão foi anulada no ano seguinte por questões de liberdade de expressão, e não pela veracidade das alegações. Os Macron recorreram da decisão.

O processo contra Candace Owens começou em julho de 2025. Nos Estados Unidos, quando se trata de difamação contra figuras públicas, a acusada precisa provar que disse algo falso de forma consciente ou imprudente. Owens é conhecida por espalhar teorias conspiratórias e tem milhões de seguidores.

Antes de lançar seu podcast independente em 2024, ela trabalhou para a organização conservadora Turning Point e para o veículo de mídia Daily Wire. Entre outros assuntos, já divulgou rumores sobre vacinas, o Holocausto e os pousos na Lua.

Com informações de SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.