O que são os ventos Santa Ana, responsáveis por intensificar incêndios em Los Angeles
As primeiras chamas foram registradas na terça-feira (08)
• Atualizado
Incêndios florestais fora de controle devastaram diversas áreas do condado de Los Angeles, na Califórnia. As primeiras chamas foram registradas na terça-feira (08) e, desde então, queimaram mais de 108 quilômetros quadrados da cidade no oeste dos Estados Unidos, deixando cinco mortos, 130 mil sob ordem de retirada e um rastro de destruição.
Leia Mais
Ao todo foram quatro focos de incêndio que se alastram em uma proporção nunca antes vista devido aos ventos conhecidos como Santa Ana, que têm alimentado e espalhado as chamas.
Entenda como esses ventos podem tornar pequenos focos de fogo em incêndios florestais
O que são os ventos Santa Ana?
Os ventos Santa Ana são fenômenos comuns no sul da Califórnia, especialmente durante os meses mais frios. Trata-se de ventos secos, quentes e fortes, que se deslocam do interior da região em direção à costa, invertendo o fluxo usual de ar úmido vindo do Oceano Pacífico.
Como eles se formam?
A formação desses ventos ocorre devido a uma alta pressão sobre a Grande Bacia, uma vasta área desértica no oeste dos Estados Unidos. O ar seco e quente é canalizado pelas cadeias montanhosas, acelerando ao passar por passagens e cânions, intensificando sua força e calor enquanto desce em direção às áreas urbanas.
Por que aumentam o risco de incêndios florestais?
Durante os ventos Santa Ana, os níveis de umidade caem drasticamente, frequentemente chegando a percentuais de apenas um dígito. Essa secura extrema torna a vegetação altamente inflamável. Além disso, a força dos ventos pode transformar pequenas faíscas, como as de uma linha de energia danificada, em incêndios de grandes proporções. Historicamente, os piores incêndios florestais da região estão associados a esses ventos.
Qual é a origem do nome?
O nome “ventos Santa Ana” provavelmente está relacionado ao Cânion de Santa Ana, no Condado de Orange. Porém, outras teorias e apelidos, como “ventos do diabo”, também existem.
Impactos na saúde e no cotidiano
Embora os ventos Santa Ana possam limpar a poluição, proporcionando vistas claras, eles também trazem desconforto. A baixa umidade resseca a pele, lábios, nariz e garganta.
A sensação emocional causada pelos ventos foi descrita pelo escritor Raymond Chandler em “Red Wind”: “Era um daqueles ventos quentes e secos que fazem seu cabelo se enrolar, seus nervos saltarem e sua pele coçar”.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO