Cotidiano Compartilhar
"candidato habitável"

Nasa descobre planeta parecido com a Terra

O Gliese 12 b pode ser um candidato habitável

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Divulgação/Nasa.
Foto: Divulgação/Nasa.

O Gliese 12 b é semelhante à Terra, informou a Nasa sobre o planeta descoberto a 40 anos-luz de distância. A agência espacial ainda relatou que ele tem tamanho entre a Terra e Vênus, é uma anã vermelha fria, na constelação de Peixes.

O Gliese 12 b orbita a cada 12,8 dias e “tem 27% do tamanho do Sol, com cerca de 60% da temperatura da superfície do Sol”. Não se sabe se ele tem atmosfera. Se não tiver, o planeta tem temperatura superficial estimada em 42º C.

“Encontramos o mundo mais próximo, em trânsito, temperado, do tamanho da Terra, localizado até hoje”, disse Masayuki Kuzuhara, professor assistente do projeto no Centro de Astrobiologia de Tóquio.

“Embora ainda não saibamos se possui uma atmosfera, temos pensado nela como uma exo-Vênus, com tamanho e energia semelhantes recebidos da sua estrela como o nosso vizinho planetário no sistema solar”, disse.

Com essas características, o Gliese 12 b pode ser um candidato habitável. “As luminosidades mais baixas das estrelas anãs vermelhas também significam que as suas zonas habitáveis ​​- a gama de distâncias orbitais onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta – ficam mais próximas delas. Isto facilita detectar planetas em trânsito dentro de zonas habitáveis ​​em torno de anãs vermelhas do que aqueles em torno de estrelas que emitem mais energia”, disse a Nasa.

O planeta recebe 1,6 vez mais energia da sua estrela do que a Terra recebe do Sol e cerca de 85% da que Vênus experimenta.

Nasa adia missão tripulada à Lua para setembro de 2025

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (09) que irá adiar a missão Artemis II, programada para enviar quatro astronautas ao redor da Lua.

A viagem, que deveria ocorrer em novembro deste ano, só deverá ser realizada em setembro de 2025. O primeiro pouso humano na Lua em mais de 50 anos também foi adiado, de 2025 para 2026. A Artemis IV, a primeira missão à estação espacial lunar Gateway, permanece agendada para 2028.

Estamos retornando à Lua de uma forma que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas é a principal prioridade da NASA enquanto nos preparamos para futuras missões Artemis”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Aprendemos muito desde Artemis I, e o sucesso destas primeiras missões depende das nossas parcerias comerciais e internacionais para aumentar o nosso alcance e compreensão do lugar da humanidade no nosso sistema solar”.

Segundo a Nasa, a decisão de adiar as missões acontece depois de um teste para qualificar componentes que devem manter a tripulação segura revelar problemas “que requerem mais tempo para serem resolvidos”.

As equipes estão solucionando problemas de bateria e enfrentando desafios com um componente de circuito responsável pela ventilação do ar e controle de temperatura“, afirmou o comunicado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.