Nasa adia missão tripulada à Lua para setembro de 2025
Missão Artemis II vai mandar um canadense e três norte-americanos para o espaço
• Atualizado
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (09) que irá adiar a missão Artemis II, programada para enviar quatro astronautas ao redor da Lua.
A viagem, que deveria ocorrer em novembro deste ano, só deverá ser realizada em setembro de 2025. O primeiro pouso humano na Lua em mais de 50 anos também foi adiado, de 2025 para 2026. A Artemis IV, a primeira missão à estação espacial lunar Gateway, permanece agendada para 2028.
“Estamos retornando à Lua de uma forma que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas é a principal prioridade da NASA enquanto nos preparamos para futuras missões Artemis”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Aprendemos muito desde Artemis I, e o sucesso destas primeiras missões depende das nossas parcerias comerciais e internacionais para aumentar o nosso alcance e compreensão do lugar da humanidade no nosso sistema solar”.
Segundo a Nasa, a decisão de adiar as missões acontece depois de um teste para qualificar componentes que devem manter a tripulação segura revelar problemas “que requerem mais tempo para serem resolvidos”.
“As equipes estão solucionando problemas de bateria e enfrentando desafios com um componente de circuito responsável pela ventilação do ar e controle de temperatura“, afirmou o comunicado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO