Mulher que acreditava estar com gripe descobre câncer terminal
Em fevereiro, Emma começou a apresentar sintomas típicos de resfriado
• Atualizado
Os sintomas de “gripe” de Emma Snape, de 34 anos, residente em Lancashire, no noroeste da Inglaterra, revelaram um câncer agressivo e raro que afeta uma em cada um milhão de pessoas. Em fevereiro, Emma começou a apresentar sintomas típicos de gripe, que rapidamente se agravaram e a levaram ao hospital.
Inicialmente, os médicos diagnosticaram pneumonia, uma infecção pulmonar grave. No entanto, exames posteriores mostraram que a doença era hemangioendotelioma epitelioide (EHE), uma forma extremamente rara de câncer que se forma nas células que revestem os vasos sanguíneos, sendo mais comum em mulheres.
Um dos sinais da EHE é a tosse seca, que pode causar dificuldade para respirar. Outros sintomas incluem caroços ou inchaços sob a pele, dor de estômago e perda de peso, especialmente se a doença afetar o fígado.
Quando foi diagnosticada, Emma tinha 20 nódulos em seus pulmões e mais nódulos em seu omento, o tecido que liga o estômago aos intestinos.
Os médicos informaram que a condição de Emma era terminal, e estudos indicam que apenas metade dos diagnosticados com EHE sobrevive por mais de cinco anos. Desde então, Emma tem ido ao hospital para consultas e tratamentos.
Kym, sua irmã gêmea, expressou a dor de ver a irmã passando por essa situação: “Foi de partir o coração. É um diagnóstico terminal, pois não há cura.”
Uma página de doações para arrecadar fundos para a EHE Rare Cancer Charity (EHERCC), criada por Kym, busca encontrar uma cura. Até agora, ela conseguiu 7,7 mil euros, equivalente a mais de 47 mil reais, de moradores locais e planeja realizar uma corrida patrocinada em novembro.
“Assumi o controle da única maneira possível, aprendendo sobre essa doença e arrecadando dinheiro para pesquisas críticas, na esperança de encontrar uma cura”, disse Kym.
*Com informações de Daily mail e Metrópoles
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO