Mulher é internada para laqueadura e sai com perna amputada e coração transplantado
Complicações durante o procedimento levaram a paradas cardíacas, infecção e amputação
• Atualizado
O que seria uma cirurgia simples e planejada se transformou em um pesadelo para Alison Calfunao. Internada em junho em uma clínica particular na Patagônia, Argentina, para realizar uma laqueadura, ela acordou após a anestesia com a perna amputada e descobriu que havia passado por um transplante de coração.
A cirurgia que ela iria fazer — a laqueadura — serve para impedir a gravidez e não tem nenhuma relação com a perna ou o coração. A situação deixou a família chocada. A mãe de Alison, Carina Calfunao, contou nas redes sociais que os médicos ainda não explicaram o que realmente aconteceu.
“Nenhuma ligação. Nenhum pedido de desculpas. Nenhuma explicação. Nenhuma solidariedade. Nenhuma responsabilidade. Nada. O silêncio dói tanto quanto a ferida”, escreveu ela.
O que aconteceu com Alison?
Segundo o jornal argentino Clarín, houve uma complicação médica durante o procedimento, ainda não explicada. Alison teria sofrido duas paradas cardíacas e acabou com insuficiência no coração. Por isso, os médicos consideraram necessário um transplante cardíaco para salvar a vida dela.
Durante a transferência para uma clínica maior, Alison teria desenvolvido um coágulo sanguíneo e uma infecção em um dos pés. O quadro se agravou e os médicos precisaram amputar a perna dela, acima do joelho.
Ela foi levada, então, ao Hospital Italiano de Buenos Aires, onde passou pelo transplante de coração — oito dias depois da primeira internação.
Família cobra respostas
Alison segue internada, em recuperação física e psicológica. A mãe dela segue indignada com o ocorrido. “Naquele dia, minha filha morreu. Ela morreu naquela sala de cirurgia. Seu coração foi despedaçado, sua perna foi amputada, seu corpo e sua vida mudaram para sempre”, desabafou Carina.
*Com informações de Metrópoles
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO