Mundo Compartilhar
REFORÇO NO RESGATE

Lula libera e avião presidencial será usado para resgate de brasileiros da Faixa de Gaza

Esse será o sexto avião da FAB a participar da Operação Voltando em Paz.

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: SBT News
Foto: SBT News

O avião da Presidência da República foi cedido pelo governo Lula (PT) para auxiliar na repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e o grupo Hamas. Ele decolará ainda nesta quinta-feira (12), com destino a Roma, na Itália. Lá, a aeronave vai aguardar autorização para ir ao Egito, resgatar brasileiros que estão em solo palestino.

Segundo a apuração da repórter do SBT, Debora Bergamasco, o ministro das relações exteriores do Egito levou o pedido do presidente Lula, via Mauro Vieira, diretamente para o presidente do Egito, Abdul Fatah Al-Sisi. Dois ônibus, já alugados em Gaza, estão a postos para, assim que sair a autorização do governo egípcio, eles possam colocar o plano de resgate em prática. 

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o acionamento foi feito em caráter de urgência e a aeronave, um VC-2 (Embraer 190), tem capacidade para 40 passageiros.  

Esse será o sexto avião da FAB a participar da Operação Voltando em Paz. É o primeiro a resgatar brasileiros na Faixa de Gaza. Outros três já repatriaram pessoas que estavam em solo israelense.

O terceiro avião, com 70 passageiros, decolou de Tel Aviv às 17h55 (no horário local, 11h55 no horário de Brasília) desta 5ª. Nos dois primeiros voos feitos pela Voltando em Paz, 425 brasileiros foram resgatados: 211 no primeiro e 214 no segundo.

Mais duas aeronaves, ambas KC-30 (com capacidade para 210 passageiros), devem trazer brasileiros de volta ao país nos próximos dias:

– O quarto avião, que já está em Roma, tem previsão de sair de Tel Aviv às 17h (horário local) desta sexta-feira (13). Ele deve chegar ao Brasil, no Aeroporto do Galeão (RJ), às 23h30 de sábado (14).

– O quinto avião tem previsão de decolagem do Galeão às 17h desta quinta-feira (12). A saída de Tel Aviv deve acontecer às 17h (horário local) de sábado (14.out), com previsão de aterrissar no Galeão às 23h30 de domingo (15).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.