Mundo Compartilhar
ATAQUE

Irã reage a ataque dos EUA e atinge base americana no Catar

Em retaliação à destruição de instalações nucleares, Irã bombardeia base americana

• Atualizado

Redação

Por Redação

 Irã reage a ataque dos EUA e atinge base americana no Catar – Imagem: reprodução/ SBT News
Irã reage a ataque dos EUA e atinge base americana no Catar – Imagem: reprodução/ SBT News

O Irã lançou mísseis contra a base aérea de Al Udeid, a maior instalação militar dos Estados Unidos (EUA) no Oriente Médio, localizada no Catar, além de alvos militares no Iraque, nesta segunda-feira (23). O ataque, confirmado pela agência estatal iraniana Tasnim, faz parte da operação “anunciação da Vitória”, uma resposta direta aos bombardeios norte-americanos contra instalações nucleares iranianas.

A base de Al Udeid abriga mais de 10 mil soldados americanos e é considerada estratégica para as operações dos EUA na região. De acordo com autoridades israelenses, seis mísseis foram lançados. Moradores relataram fortes explosões em Doha, capital do Catar.

Espaço aéreo do Catar Fechado | Reprodução/Flight Radar

Como consequência, o espaço aéreo do Catar foi fechado. A plataforma Flightradar24 identificou o desvio e cancelamento de diversos voos comerciais.

O governo do Catar reagiu, afirmando que o ataque violou sua soberania e o direito internacional. “O Estado do Catar condena veementemente o ataque da Guarda Revolucionária Iraniana contra a Base Aérea de Al-Udeid. Consideramos isso uma flagrante violação da soberania do Estado do Catar, de seu espaço aéreo, do direito internacional e da Carta das Nações Unidas. Afirmamos que o Catar se reserva o direito de responder diretamente de maneira equivalente à natureza e à escala desta agressão descarada, em conformidade com o direito internacional”, afirmou Majed al Ansari em publicação no X.

O bombardeio iraniano ocorre dois dias após os Estados Unidos destruírem três centros nucleares do Irã — Fordow, Natanz e Isfahan — em um ataque classificado pelo presidente Donald Trump como “um sucesso militar espetacular”.

O ataque norte-americano antecipou uma decisão que Trump havia prometido tomar em até duas semanas: a possível entrada direta dos EUA na guerra entre Israel e Irã, que começou em 12 de junho com bombardeios israelenses contra instalações nucleares iranianas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a ofensiva contra o Irã “vai durar o tempo que for necessário”. Tel Aviv acusa Teerã de manter um programa secreto de armas nucleares e de fornecer armamentos a grupos como o Hezbollah e o Hamas.

*Com informações de SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.