Índia pode se tornar o país mais populoso do mundo nos próximos dias
As projeções da ONU, baseadas em padrões de crescimento demográfico, indicam que a Índia atingirá a marca de 1,425 bilhão de habitantes
• Atualizado
A China está prestes a perder o posto de país mais populoso do mundo. Segundo estimativa das Nações Unidas, a Índia assumirá o lugar dos chineses nos próximos dias.
As projeções da ONU, baseadas em padrões de crescimento demográfico, indicam que a Índia atingirá a marca de 1,425 bilhão de habitantes em meados de abril. O índice supera o da China, que abriga a maior população mundial desde que se tornou um estado unificado, há mais de 2.200 anos.
Leia Mais
O crescimento populacional indiano vem acompanhado de um bom momento econômico: o país do sul asiático tem, atualmente, a 5ª maior economia do mundo – à frente de países como Reino Unido e França.
Mas a expansão acelerada também carrega traços negativos, como a desigualdade social e os altos índices de pobreza e trabalho informal, que fazem da Índia o país com a menor renda per capita entre os integrantes do G20.
Diplomaticamente, Nova Délhi tenta se posicionar como alternativa de poder a Washington e Pequim. Liderado há nove anos pelo primeiro-ministro nacionalista Narendra Modi, o governo indiano vem sofrendo críticas de instituições internacionais que monitoram a democracia no mundo. Elas acusam o país – uma das nove nações com armas atômicas no planeta – de ter um governo cada vez mais autoritário, com perseguição a jornalistas, ONGs e políticos opositores.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO