Homem desenvolve infecção genital por bactéria de arroz
O paciente relatou que os sintomas começaram logo após sofrer um surto intenso de diarreia e vômitos
• Atualizado
Médicos trataram o primeiro caso documentado de intoxicação alimentar relacionada ao arroz que afetou a região genital de um homem de 38 anos. De acordo com o Daily Mail, o homem procurou urologistas após desenvolver vermelhidão, inchaço e crostas no pênis, sintomas que persistiram por quase uma semana.
O paciente relatou que os sintomas começaram logo após sofrer um surto intenso de diarreia e vômitos. Investigações no Centro Médico da Universidade Americana de Beirute, no Líbano, onde ele foi tratado, incluíram a coleta de uma amostra do pênis para verificar a presença de infecção.
Os testes revelaram a presença da bactéria Bacillus cereus, normalmente encontrada em arroz que fica em temperatura ambiente por períodos prolongados. Esta bactéria pode causar náuseas e problemas estomacais se ingerida.
Os médicos concluíram que a infecção genital do homem foi provocada por um episódio de diarreia e vômito que ocorreu quase imediatamente após ter relações sexuais com sua esposa. A atividade sexual pode ter aumentado o risco de penetração de bactérias na pele devido à alteração nos vasos sanguíneos, permitindo que a bactéria entrasse em contato direto com a virilha do paciente.
Os médicos comentaram que é “incomum” encontrar Bacillus cereus na pele, especialmente nos genitais, e que este foi o “primeiro caso na literatura” de intoxicação alimentar no pênis.
O homem, pai de dois filhos, foi tratado com um antibiótico chamado ácido fusídico, geralmente usado para tratar infecções oculares. Também foi recomendado que ele mantivesse a área limpa e evitasse sexo e masturbação até que a ferida cicatrizasse.
Um mês após o tratamento, o paciente relatou que não sentia mais ardência nem desconforto na região genital, e a infecção não retornou. Os médicos explicam que o Bacillus cereus pode causar enjoo apenas 30 minutos após a ingestão, com sintomas geralmente leves que duram cerca de 24 horas, conforme o NHS.
O paciente havia consumido uma refeição com arroz com sua família apenas um dia antes do início dos sintomas. O estudo, publicado no periódico Annals of Medicine and Surgery, observou que infecções penianas geralmente ocorrem após uma lesão que cria uma ferida aberta e frequentemente envolvem a bactéria estreptococo do grupo A.
Os autores do estudo concluíram: “Neste caso atual, é plausível que a diarreia e o vômito que contaminaram o pênis após a relação sexual sejam provavelmente a fonte da infecção de pele”.
*Com informações de Daily Mail
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO