Hamas libera primeiros reféns israelenses em Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em a Israel para acompanhar as liberação dos reféns
• Atualizado

O grupo Hamas publicou nesta segunda-feira (13) a lista com os nomes dos 20 reféns israelenses que que foram liberados a partir das 8h (2h no horário de Brasília). A libertação faz parte do acordo mediado com participação dos Estados Unidos, supervisionado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Em contrapartida, Israel se comprometeu a liberar 1,9 mil prisioneiros palestinos, segundo informações da Associated Press.
As imagens dos primeiros reféns livres começaram a circular na manhã desta segunda-feira (13). A guerra entre o Hamas e Israel começou em 2023, após membros do grupo invadirem Israel por terra e matarem diversas pessoas e sequestrarem israelenses para serem reféns.
Trump receberá medalha por mediação
O presidente de Israel, Isaac Herzog, anunciou que concederá ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Medalha Presidencial de Honra, a mais alta condecoração civil do país. A homenagem reconhece, segundo o governo israelense, os esforços de Trump na libertação dos reféns e na mediação do acordo de paz entre Israel e o Hamas.
Trump chegou a Israel no começo desta segunda-feira para acompanhar as liberação dos reféns. No último domingo (12), diversos telões em todo Israrel estamparam a frase “Thank You, Trump“, em agradecimento a intervenção americana para a paz no Oriente Médio.
Cúpula no Egito discute futuro da Faixa de Gaza
Enquanto as trocas de prisioneiros são iniciadas, líderes internacionais participam de uma cúpula no Egito para discutir os próximos passos do acordo e o futuro da Faixa de Gaza.
Entre os confirmados estão o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. O Irã, aliado do Hamas, recusou o convite para participar do encontro.
Segundo fontes ligadas à Casa Branca, os Estados Unidos tentarão aproximar Israel de países como Turquia, Egito e Catar, para encaminhar a paz.
*Com informações do Jornal Estadão.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO