Guia carrega alpinista e o salva na ‘zona da morte’ do Everest; assista
Homem foi encontrado sofrendo com o frio extremo; A operação de resgate durou mais de 6 horas
• Atualizado
Um alpinista preso na “zona da morte” do Monte Everest, uma área onde as temperaturas podem chegar a -30°C, foi resgatado em uma rara operação depois de ser encontrado sofrendo com o frio extremo pelo guia nepalês Gelje Sherpa.
Sherpa encontrou o alpinista enquanto guiava um cliente até o cume do Everest, a 8.849 metros do nível do mar, e corajosamente o carregou até um dos acampamentos base. Ele e outros guias que se juntaram mais tarde levaram seis horas para trazer o homem para um local seguro.
A filmagem mostra o guia envolvendo o alpinista em uma esteira para dormir antes de descer a montanha mais alta do mundo. O resgate por helicóptero só foi possível depois do grupo chegar no acampamento III, que fica a 7.162 metros do nível do mar. Ele foi levado até o acampamento base e depois ao hospital.
A operação foi descrita como “muito rara” pelo oficial de turismo nepalês Bigyan Koirala, devido aos desafios para resgatar pessoas naquela altitude. Ao menos 12 pessoas já morreram nesta temporada de escaladas tentando alcançar o cume da montanha
O salvamento aconteceu em 18 de maio, mas as imagens viralizaram somente no começo deste mês.
Assista o momento do resgate:
Assista a reportagem
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO