Governo Trump determina que apenas masculino e feminino são gêneros reconhecidos
A nova regra reforça a posição do governo de que o sexo é determinado biologicamente
• Atualizado
O Departamento de Saúde dos Estados Unidos atualizou suas diretrizes e passou a reconhecer apenas dois sexos: masculino e feminino. A decisão, anunciada na quarta-feira (19), segue medidas do presidente Donald Trump, que restringem a definição de gênero ao sexo biológico.
A nova regra reforça a posição do governo de que o sexo é determinado biologicamente no nascimento e não pode ser alterado. A mudança foi uma das primeiras ações de Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde.
O que diz a nova diretriz?
O documento define:
- Sexo feminino: pessoa com sistema reprodutivo capaz de produzir óvulos.
- Sexo masculino: pessoa com sistema reprodutivo capaz de produzir esperma.
O sexo de um ser humano é determinado geneticamente na concepção e pode ser observado antes do nascimento.
Impactos e reações
A decisão faz parte da agenda de Trump para eliminar políticas que reconhecem identidades de gênero distintas do sexo biológico. O governo também anunciou que pretende restringir tratamentos médicos para pessoas transgênero, mas não detalhou quais medidas serão adotadas.
Ativistas LGBTQIA+ e grupos de direitos civis criticam a medida, alegando que ela exclui pessoas trans e pode limitar o acesso a cuidados de saúde. A decisão já enfrenta oposição na Justiça.
Na semana passada, um juiz federal bloqueou temporariamente parte da nova política, atendendo a um pedido de organizações de defesa dos direitos LGBTQIA+. “Essas decisões devem ser tomadas pelos pacientes, suas famílias e seus médicos, não por políticos ou burocratas de Washington”, afirmou o advogado Omar Gonzalez-Pagan, que representa os autores da ação.
*Com informações de AratuOn
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO