Esposa de ex-premiê do Nepal é hospitalizada com queimaduras graves após ataque de manifestantes
Jovens protestam contra bloqueio de redes sociais e corrupção
• Atualizado

A esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal, Jhalanath Khanal, está internada em estado crítico depois que manifestantes incendiaram sua casa com ela dentro. Rabi Laxmi Chitrakar sofreu queimaduras em várias partes do corpo e teve os pulmões gravemente afetados, segundo informações do jornal nepalês Khabar Hub, publicadas também pelo The New York Times.
Leia Mais
O ataque acontece em meio a uma onda de protestos violentos liderados por jovens em diversas cidades do país, que também resultaram na renúncia do então primeiro-ministro K.P. Sharma Oli. As forças de segurança utilizaram munição real, canhões de água e gás lacrimogêneo, deixando ao menos 19 mortos e 400 feridos.
As manifestações começaram na segunda-feira (8) após a proibição de 26 plataformas de redes sociais, incluindo Instagram e Facebook, que o governo afirma não cumprir regulamentações estatais. Apesar da suspensão do bloqueio na manhã de terça-feira (9), os protestos continuaram, motivados por frustração com a corrupção e instabilidade política do país.
Manifestantes atacaram prédios públicos e residências de líderes políticos, incluindo o Parlamento do Nepal, incendiando edifícios e ampliando a crise de segurança.
Desde a transição para uma república federal, em 2008, o Nepal enfrenta instabilidade política, corrupção e baixo crescimento econômico, com PIB per capita de US$ 1.447 (cerca de R$ 7.800), segundo dados do Banco Mundial.
Itamaraty acompanha a crise
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que não há brasileiros entre as vítimas e defendeu uma solução pacífica para o conflito.
“O Governo brasileiro apela a todas as forças políticas do Nepal para que busquem a via do diálogo pacífico e inclusivo, com vistas à manutenção da ordem constitucional e democrática. A Embaixada do Brasil em Katmandu acompanha os desenvolvimentos da crise. Até o momento, não há registro de brasileiros afetados. O Governo brasileiro desaconselha, neste momento, viagens não essenciais ao país.”, diz nota.
Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO