Empresa de Elon Musk consegue autorização para testar implantes em cérebros humanos
Empresa desenvolve chip voltado para pessoas com doenças graves
• Atualizado
A startup de neurotecnologia – Neuralink, liderada por Elon Musk, conseguiu a aprovação da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, para realizar estudos clínicos com uso de implantes cerebrais em humanos.
A autorização foi celebrada nas redes sociais da empresa, que considerou como “um primeiro passo importante” para o desenvolvimento da tecnologia.
“Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”, celebrou a empresa na rede social Twitter.
Segundo o canal de notícias CNBC, ainda não há informações sobre como será o estudo e como será o recrutamento de pacientes para o ensaio clínico.
No primeiro momento, a Neuralink deve focar em doenças graves, consideradas sem cura pela medicina atual.
Entre as pesquisas já divulgadas pela companhia de Musk, está o implante cerebral Link, que tem o objetivo de ajudar pacientes com paralisia severa a controlar tecnologias externas por meio dos sinais neurais, ou seja, vindos direto do cérebro.
O Link seria destinado prioritariamente para pacientes que sofrem de doenças degenerativas como ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), pois o implante poderia ajudar pacientes com a moléstia a voltar a se recuperar.
Em março, FDA tinha recusado autorização
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, equivalente a Anvisa, no Brasil, recusou o pedido da Neuralink para fazer testes de implantes cerebrais em humanos.
Segundo um relatório obtido pela agência de notícias Reuters, a FDA teria dado a recusa no ano passado. Além disso, segundo relatos de funcionários e ex-funcionários da Neuralink, a negativa foi por conta de preocupações relacionadas aos chips.
A FDA indagou sobre a bateria de lítio dos dispositivos, o possível superaquecimento do aparelho, que poderia migrar para outras partes do cérebro, devido aos fios do implante da empresa de Musk.
Em 2021, a Neuralink divulgou um vídeo onde o macaco Pager joga o videogame Pong usando apenas a habilidade da mente, que tem o implante cerebral.
Essa imagem tornou-se um combustível de acusações contra a empresa de Elon Musk por maus-tratos contra animais.
Assista ao vídeo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO