Mundo Compartilhar
Cerimônia

Donald Trump toma posse como 47º presidente e volta à Casa Branca após 4 anos

Com as mãos sob uma bíblia, o republicano se comprometeu a defender a Constituição norte-americana

• Atualizado

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Donald Trump toma posse como 47º presidente e volta à Casa Branca após 4 anos | Foto: Reprodução/SBT News
Donald Trump toma posse como 47º presidente e volta à Casa Branca após 4 anos | Foto: Reprodução/SBT News

Donald Trump tomou posse no período da tarde desta segunda-feira, 20, como o 47º presidente dos Estados Unidos, durante cerimônia na Rotunda do Capitólio.

Com as mãos sob uma bíblia, o republicano se comprometeu a defender a Constituição norte-americana, em um juramento feito ao juiz-chefe da Suprema Corte, JohnRobert.

“Juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos e, da melhor maneira possível, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”, afirmou Donald Trump.

Minutos antes, JD Vance também foi empossado ao cargo de vice-presidente.

O que esperar do dia da posse

*Com informações do SBT News.

As festividades começarão cedo, com Trump e sua família participando de um serviço religioso na Igreja St. John. Em seguida, o presidente eleito será recebido para um chá na Casa Branca.

A cerimônia oficial inclui apresentações musicais, discursos de abertura e o aguardado discurso inaugural, no qual Trump deverá expor suas prioridades para os próximos quatro anos. Ele já prometeu assinar várias ordens executivas em suas primeiras horas no cargo.

Após o almoço oficial no Capitólio, o novo presidente seguirá em uma carreata pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca, acompanhada de um desfile com regimentos militares, bandas escolares e outros grupos cívicos.

À noite, Trump comparecerá a três bailes inaugurais, incluindo o tradicional Baile do Comandante-em-Chefe, onde fará discursos e celebrará com apoiadores.

Convidados ilustres

Cerca de 250 mil pessoas são esperadas para assistir à posse, incluindo líderes políticos, celebridades e cidadãos comuns. Como parte da tradição, o atual presidente e vice-presidente também estarão presente, isso significa que Joe Biden e Kamala Harris — que perdeu a eleição para o republicano — vão estar na cerimônia.

A presença de ex-presidentes na posse de Trump também é de prache. Barack Obama e George Bush são alguns dos ex-presidentes que confirmaram presença.

Desta vez, Trump quebrou o protocolo ao convidar líderes estrangeiros, como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. O presidente chinês Xi Jinping não comparecerá, apesar de um convite, mas enviará um representante. Geralmente, a posse de um presidente dos EUA é acompanhada por diplomatas dos países por questão de segurança.

Atrações musicais

A cantora country e vencedora do American Idol, Carrie Underwood, cantará “America the Beautiful” durante a cerimônia. O grupo Village People, conhecidos pela música YMCA, tocada em praticamente todos os comícios de Trump, também se apresentarão na posse, assim como o cantor de ópera Christopher Macchio e o cantor country Lee Greenwood

Artistas como Kid Rock, Rascal Flatts e Billy Ray Cyrus também farão parte das comemorações.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.