Deportados dos EUA chegam ao Brasil algemados e com pés acorrentados
Ao todo, 88 brasileiros em situação imigratória irregular estavam a bordo do avião
• Atualizado
O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos no governo Trump chegou na noite de sábado (25) ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Ao todo, 88 brasileiros em situação imigratória irregular estavam a bordo do avião, que havia partido de Manaus, após um voo anterior ser cancelado devido a problemas técnicos.
O que chamou atenção foi o fato de os deportados terem chegado algemados e com os pés acorrentados, sendo retirados do avião sob vigilância da Polícia Federal. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, criticou fortemente o tratamento, qualificando-o como “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais”.
Deportados dos EUA chegam ao Brasil algemados e com pés acorrentados
— Portal SCC10 (@portal_scc10) January 26, 2025
Imagem: Redes sociais pic.twitter.com/W5g0TX1LLD
Lewandowski orientou que as algemas fossem retiradas pela Polícia Federal, destacando a importância da dignidade humana como princípio fundamental da Constituição Brasileira. A Força Aérea Brasileira (FAB) completou o trajeto da viagem, assumindo a custódia e a segurança dos deportados após a chegada a Confins.
A Embaixada dos Estados Unidos afirmou estar em contato com as autoridades brasileiras, mas não se manifestou sobre o ocorrido.
*Com informações de SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO