De superluas a eclipses: confira os eventos de outubro que você não pode perder
Além disso, poderemos contemplar uma chuva de meteoros
• Atualizado
Desde o aguardado eclipse solar anular, conhecido como “Anel de Fogo”, até uma Superlua brilhante que promete iluminar as noites, outubro será repleto eventos que você não pode perder.
Além disso, poderemos contemplar uma chuva de meteoros e a majestosa Via Láctea atravessando o firmamento.
O Cometa do Século: C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS
Descoberto em 2023 por astrônomos chineses, o cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS chama a atenção pelo seu brilho impressionante. Apelidado de “Cometa do Século”, ele passará próximo à Terra nos primeiros dias de outubro. Sua luminosidade, que já impressiona os cientistas, pode se intensificar à medida que o cometa se aproxima.
Eclipse Anular do Sol: O Fascinante “Anel de Fogo”
No dia 2 de outubro, a Lua estará em sua posição mais distante da Terra, criando o famoso “Anel de Fogo”. Nesse fenômeno, a Lua não cobre completamente o Sol, deixando um anel de luz visível. Esse espetáculo será melhor observado em partes do México e também em países como Brasil, Bolívia, Peru e Uruguai.
Chuva de Meteoros Dracônidas
Nos dias 8 e 9 de outubro, a chuva de meteoros Dracônidas trará uma média de 10 meteoros por hora. Embora não seja uma das chuvas mais intensas, em locais sem poluição luminosa, o evento será visualmente impactante. Esse fenômeno resulta dos grãos de poeira deixados pelo cometa 21P Giacobini-Zinner, descoberto em 1900.
Superlua do Caçador
No dia 17 de outubro, o céu será dominado pela Superlua do Caçador, uma lua 16% mais brilhante que o normal. Este evento é tradicionalmente associado ao outono.
Observação da Via Láctea
Durante todo o mês, será possível observar a Via Láctea cruzando o céu de norte a sul, especialmente em áreas livres de luz artificial.
*Com informações de TV Jornal
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO