Mundo Compartilhar
Alerta

Consumo de pepino deixa mais de 400 pessoas doentes; entenda

A investigação do CDC revelou a presença das bactérias Salmonella Africana e Salmonella Braenderup

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Ilustrativa
Imagem: Ilustrativa

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), órgão com funções similares à Anvisa, emitiu um alerta sobre o consumo de pepino em 32 estados, após mais de 400 pessoas terem contraído salmonela entre 11 de março e 2 de julho.

A investigação do CDC revelou a presença das bactérias Salmonella Africana e Salmonella Braenderup, sorotipos da Salmonella enterica, responsável pela infecção. Dos 449 casos confirmados, 125 pessoas precisaram de hospitalização, mas não foram registradas mortes.

Consumo de pepino deixa mais de 400 pessoas doentes

A contaminação dos pepinos foi atribuída a água não tratada. Uma das fazendas responsáveis pelos vegetais contaminados utilizava água de um canal sem tratamento adequado. As bactérias causadoras da salmonelose foram encontradas no solo de ambas as plantações, e os produtos envolvidos não estão mais à venda.

O CDC estima que o número real de infectados seja maior. O órgão aponta que “O número real de pessoas doentes neste surto é provavelmente muito maior do que o número relatado, e o surto pode não estar limitado aos estados com doenças conhecidas”. Isso se deve ao fato de muitas pessoas se recuperarem sem buscar atendimento médico e, portanto, não serem testadas para salmonela.

A salmonela causa intoxicação alimentar e pode ser fatal. De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, a transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. A bactéria é encontrada em vários animais, incluindo galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos como cães e gatos. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, febre e diarreia.

*Com informações da UOL

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.