Cientistas revelam que Terra ganhará nova “lua”; entenda
Segundo cientistas da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, a "minilua" ficará na órbita da Terra
• Atualizado
Nomeado de “minilua”, um pequeno asteroide com apenas 10 metros de diâmetro está na órbita da Terra. Esse asteroide é um fragmento da Lua original. Intitulado 2024 PT5, ele entrará na órbita da Terra em 29 de setembro e permanecerá até 25 de novembro, seguindo depois sua jornada pelo sistema solar.
Segundo cientistas da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, a “minilua” ficará na órbita da Terra por quase dois meses, e não há risco de impacto.
Os especialistas ressaltam que, devido à sua trajetória, as “miniluas” são difíceis de observar e categorizar oficialmente. Em 2015, por exemplo, a nave Gaia, da ESA, foi confundida com uma nova “Lua” da Terra.
Raúl de la Fuente Marcos, responsável pela descoberta, afirmou que o asteroide é, “sem dúvidas, um objeto natural” que se formou no cinturão de asteroides de Arjuna. Além disso, a “nova Lua” deve retornar à órbita da Terra em 2025, daqui a 31 anos.
*Com informações de Metrópoles
Leia também
Superlua e eclipse lunar parcial devem se encontrar; veja quando
Na terça-feira (17), quem olhar para o céu terá a chance de ver um eclipse lunar parcial durante a Superlua. Esse evento astronômico ocorre cerca de um mês após a rara Superlua azul de agosto, quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica, conhecido como perigeu.
O eclipse parcial dessa terça-feira não será muito intenso. No ponto máximo, apenas 3,5% da área da Lua será coberta pela sombra da Terra. Tanto o eclipse quanto a Superlua são visíveis a olho nu em todo o Brasil, desde que o céu esteja limpo e as condições meteorológicas sejam favoráveis.
O eclipse começará às 23h12 (horário de Brasília), atingirá seu pico às 23h44 e terminará às 0h15 da madrugada de quarta-feira (18). As próximas Superluas de 2024 ocorrerão em 17 de outubro e 15 de novembro, sendo que a mais impressionante deverá acontecer em outubro, quando a Lua estará cerca de 100 quilômetros mais próxima da Terra.
*Com informações de AratuON
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO