Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu em todo o Brasil; veja quando
Especialistas recomendam observar o céu em locais escuros e longe das luzes da cidade
• Atualizado
Entre as noites de terça-feira (21) e quinta-feira (23), será possível observar a chuva de meteoros Orionídeas em todo o Brasil. De acordo com o Observatório Nacional, o melhor horário para acompanhar o fenômeno será da meia-noite até o amanhecer.
Segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional, essa chuva é formada por meteoros rápidos e muito brilhantes, que costumam deixar rastros luminosos no céu. Alguns deles podem atingir até 66 quilômetros por segundo.
O nome Orionídeas vem da constelação de Órion, o Caçador, ponto do céu de onde os meteoros parecem surgir, próximo à estrela Betelgeuse. No entanto, eles podem aparecer em qualquer parte do firmamento.
“A boa notícia é que todo o Brasil pode observar. O radiante em Órion é visível de norte a sul, com leve vantagem no Norte e Nordeste, onde ele sobe mais alto. Mesmo no Sul, é um show garantido”, destacou o Projeto Exoss.
O pico da chuva, previsto entre as noites de 21 e 22 de outubro, coincidirá com a fase de Lua Nova, quando o satélite natural estará apenas 2% iluminado e se põe cedo. O céu mais escuro facilitará a observação dos meteoros.
Em boas condições de visibilidade, será possível ver de 15 a 20 meteoros por hora, a olho nu. Para aproveitar melhor o espetáculo, especialistas recomendam escolher locais abertos e afastados das luzes da cidade.
Com informações de SBT News.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO