Mundo Compartilhar
Polêmica

Casa Branca cria vídeo de ‘relaxamento’ com imagens de imigrantes sendo deportados

A legenda que acompanha o vídeo faz uso da sigla ASMR

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: redes sociais/ SBT News
Imagem: redes sociais/ SBT News

Nesta terça-feira (18), o perfil oficial da Casa Branca postou um vídeo polêmico, que gerou reações intensas nas redes sociais. O conteúdo, que apresenta imagens de imigrantes sendo revistados por policiais, algemados e subindo escadas de aviões prontos para deportação, traz um formato incomum. A legenda que acompanha o vídeo faz uso da sigla ASMR – “ASMR: Illegal Alien Deportation Flight” – que, na tradução literal, significa “ASMR: Voo de Deportação de Estrangeiros Ilegais”.

Para muitos, o termo ASMR, conhecido por sua associação com vídeos que provocam relaxamento e sensações de formigamento, foi inesperadamente utilizado em um contexto tão tenso. A Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano(ASMR) é uma sensação desencadeada por sons suaves e relaxantes, e sua associação com o tema de deportação em massa gerou uma onda de críticas. A escolha de destacar os sons das deportações como parte da estratégia comunicacional foi vista por muitos como uma provocação, dada a seriedade e a carga emocional envolvida no processo de remoção de imigrantes.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde o início de seu mandato, tem enfatizado o cumprimento de suas promessas de campanha, especialmente no que diz respeito à deportação de imigrantes ilegais. A medida gerou forte repercussão, com diversos países, como Colômbia, México e Brasil, se manifestando contra as ações do governo americano.

As cenas de imigrantes sendo algemados e denúncias de maus-tratos, que circulam nas redes sociais, provocaram indignação em várias partes do mundo. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em janeiro, criticou o “tratamento degradante” dispensado aos brasileiros durante os processos de repatriação, e cobrou um posicionamento mais claro do governo dos EUA sobre o caso.

Com a nova política de imigração do governo Trump, brasileiros sem documentação nos EUA enfrentam incertezas e tensão. O governo republicano estabeleceu a meta de capturar até 1.500 imigrantes por dia, e há relatos de que as autoridades americanas podem invadir até igrejas em busca de imigrantes ilegais.

De 23 de janeiro a 9 de fevereiro, segundo dados da Casa Branca, 11 mil imigrantes ilegais foram presos no país, mas não há informações detalhadas sobre o número de brasileiros entre esses detidos.

*Com informações de SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.