Após se entregar, Trump paga fiança de US$ 200 mil e deixa prisão; entenda
Trump se tornou o primeiro ex-presidente norte-americano a ter a chamada "Mug Shot" - fotografia tirada na delegacia
• Atualizado
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump deixou o presídio de Fulton, na Geórgia, após pagar fiança de US$ 200 mil. No local, o republicano, indiciado por tentativa de fraude nas eleições presidenciais de 2020, foi fichado, tornando-se o primeiro ex-presidente norte-americano a ter a chamada “Mug Shot” – fotografia tirada na delegacia.
O procedimento foi realizado após Trump se entregar às autoridades, na tarde de quinta-feira (24), cumprindo o prazo estipulado pela promotoria de Fulton. A ideia, segundo o Ministério Público, é que todos os 19 indiciados sejam autuados até 12h desta sexta-feira (25) para que sejam julgados coletivamente na primeira semana de setembro.
Leia Mais
Em março de 2024, os promotores esperam analisar os casos individualmente. A data foi escolhida por não entrar em conflito com outras audiências já agendadas, uma vez que Trump está sendo investigado em outras três ações penais. Os processos envolvem acusações de suborno, fraude nas eleições e retirada de documentos sigilosos da Casa Branca.
Além disso, a data programada bate com o principal período de campanha do pleito presidencial de 2024, na qual Trump tentará concorrer pelo Partido Republicano. Com isso, espera-se que o político, um dos favoritos nas pesquisas de intenção de votos, tenha que se dividir entre os tribunais e os palanques no próximo ano.
Apesar do cenário negativo, Trump está tentando tirar o melhor da situação. Momentos depois de ter a Mug Shot divulgada, a campanha do republicano começou a comercializar canecas e camisas com a fotografia. Repetindo as falsas alegações de que as eleições de 2020 foram fraudadas, o político também publicou a foto no X com a mensagem “nunca se renda”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO