Ano Novo Chinês: entenda tradição que celebra o ano do cavalo em 2026
É a celebração mais importante do calendário chinês
• Atualizado
O Ano Novo Chinês em 2026 começa nesta terça-feira (17), sendo feriado na China. É a celebração mais importante do calendário chinês e está repleto de simbolismos, tradições e festividades que se estendem por várias semanas.
O cavalo é o sétimo animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2025 encerrou um ciclo representado pela cobra, e em 2026 um novo ciclo se inicia, com o cavalo.
Segundo a tradição chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, porém apenas 12 atenderam ao seu pedido. Como forma de honrá-los, esses animais foram transformados em símbolos da astrologia chinesa e cada um passou a representar um ano.
A posição dos 12 animais teria sido definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.
Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui 5 ciclos de 12 anos cada.
Ano Novo Chinês: tradições
Os preparativos para a chegada do Ano-Novo Chinês começam com a limpeza da casa, compras de comida, decoração e roupas.
Na véspera do Ano-novo as pessoas enfeitam a casa com lanternas e decorações em papel com predomínio na cor vermelha. À noite, as famílias se reúnem para um jantar especial, mas antes da refeição, elas fazem rituais em memórias dos seus ancestrais.
Ainda nessa noite, são oferecidos envelopes com dinheiro às crianças. À meia-noite, o novo ano é recebido com fogos de artifício.
Depois do início do ano, as pessoas visitam amigos e parentes desejando sorte usando a saudação gongxi, que significa “felicidades”.
Nessa época, realizam-se as danças do dragão e do tigre, espetáculos que envolvem muita cor e simbolizam prosperidade. Além desses espetáculos, também se realizam outras atividades culturais, as quais contemplam apresentações, exposições e gastronomia típica.
As comemorações do Ano-Novo Chinês terminam com o Festival das Lanternas. As ruas são enfeitadas com lanternas, as quais representam esperança. Várias lanternas flutuantes são lançadas nos céus, rios ou lagos.
*Com informações do Calendarr.com.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO