Mundo animal Compartilhar
Impressionante

Vídeo de macaco caminhando em praia surpreende turistas e especialistas

O flagrante ocorreu na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra

• Atualizado

Redação

Por Redação

Macaco caminhando em praia surpreende turistas e especialistas | Foto: Reprodução/SBT News
Macaco caminhando em praia surpreende turistas e especialistas | Foto: Reprodução/SBT News

Um vídeo gravado em uma praia do Pará fez sucesso nas redes sociais ao mostrar um macaco caminhando sobre dois pés, como se fosse um ser humano. O flagrante ocorreu na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, no oeste do estado.

O animal é um macaco-aranha da espécie coatá-da-testa-branca. De porte médio, pode chegar a 60 centímetros e vive na Amazônia brasileira, sendo também encontrado no Suriname, na Guiana e na Guiana Francesa.

Nas imagens, o primata aparece interagindo com turistas na areia, comportamento incomum para a espécie, que normalmente se mantém no alto das árvores e usa braços, pernas e cauda ao mesmo tempo para se locomover.

Assista ao vídeo:

O professor Frederico Ozanam, da Universidade Federal Rural da Amazônia, explicou que essa aproximação ocorre em áreas de maior proteção ambiental, onde os animais não associam os humanos a uma ameaça. “Ele chega, se aproxima sem muito medo das pessoas, sobe no barco, e a partir daí tenta uma interação com o ser humano, que não é comum na espécie”, afirmou.

Segundo o ICMBio, a orientação é clara: não interagir com animais silvestres, mesmo que pareçam inofensivos. O contato pode gerar risco de reações inesperadas, transmissão de doenças e até estimular o turismo predatório na região.

O coatá-da-testa-branca é uma espécie ameaçada de extinção. “A proteção deles maior é quanto mais distante do ser humano, melhor para eles”, afirma o professor.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.