Verão pode causar mais doenças em gatos; entenda
Altas temperaturas e umidade criam o ambiente perfeito
• Atualizado
O verão chega com altas temperaturas e umidade, criando o ambiente ideal para o surgimento de doenças nos animais de estimação. Entre os problemas mais comuns estão as micoses causadas por fungos, que podem afetar a saúde dos gatos.
Leia Mais
A transmissão ocorre por meio do contato com animais infectados e superfícies contaminadas de diferentes. “Desde o solo contaminado à matéria orgânica em decomposição, presas infectadas ou até mesmo em outros animais”, explica a veterinária Roberta Fornagieri do Amaral.
Algumas micoses, como a dermatofitose e a esporotricose, são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para humanos.
A dermatofitose provoca lesões circulares na pele do gato, muitas vezes acompanhadas de coceira e queda de pelos. Já a esporotricose é mais grave, causando lesões cutâneas, nódulos subcutâneos e ulcerações.
Outras micoses que frequentemente afetam gatos:
- Candidíase cutânea: causada pelo fungo Candida, afeta a pele e as mucosas dos gatos. “As lesões podem ser dolorosas e, muitas vezes, estão associadas a outros problemas de saúde subjacentes”, alerta Amaral.
- Histoplasmose: relacionada ao solo rico em fezes de pássaros e morcegos, é contraída quando os gatos inalam esporos do fungo ou ingerem presas infectadas. “Os sintomas incluem problemas respiratórios, perda de peso e letargia”, destaca a especialista.
Para evitar a contaminação, a veterinária Gabriela Delfino recomenda manter os gatos dentro de casa e higienizar o ambiente regularmente.
“Evitar o contato com animais infectados, oferecer boa alimentação e consultar o veterinário são medidas essenciais”, aconselha Delfino.
Além disso, a veterinária sugere atenção à higiene, mas alerta sobre os excessos. “Evite banhos frequentes e fuja da umidade excessiva, como permitir que o gato nade”, orienta.
*As informações são do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO