Veja seis alimentos para nunca oferecer para o seu pet
Alimentos de consumo comum podem gerar danos terríveis para a saúde dos animais
• Atualizado
Os animais de estimação sempre estiveram presentes nos lares dos brasileiros e a saúde deles é uma grande preocupação para os donos. Neste sentido, a alimentação é um dos fatores mais importantes para a o bem-estar dos pets. Por isso, saber o que eles podem ou não comer é vital para um desenvolvimento saudável. Alimentos que parecem inofensivos, podem ser tóxicos para os cachorros.
O site Metrópoles falou com a professora de medicina veterinária do CEUB Fabiana Volkweis sobre o tema. Segundo ela, alguns alimentos estão proibidos da dieta dos cães. Veja quais.
Veja seis alimentos para nunca oferecer para o seu pet
1 – Cebola
A cebola é um ingrediente que não pode faltar na casa dos brasileiros, mas atenção, ela pode causar danos à saúde do seu pet. Segundo Volkweis, elas possuem componentes tóxicos, como sulfóxidos e sulfetos alifáticos. “Esses elementos podem danificar as células vermelhas do sangue e provocar anemia”.
2 – Bolos, bolachas e doces
Cuidado! Alimentos ultraprocessados contêm ingredientes prejudiciais aos cães, como açúcar, sal e gorduras em excesso. A médica veterinária Elida Patricia Cunha esclarece que eles podem causar vômitos e diarreias intensas. “Podendo, inclusive, levar o cão ao quadro de gastroenterite”, alerta a especialista.
3 – Uvas comuns e passas
Essas frutas podem causar intoxicação nos pets e, em alguns casos, até mesmo insuficiência renal aguda, “além de vômitos, dores abdominais, desorientação, anorexia e fortes diarreias”, afirma a veterinária.
4 – Carambola
A carambola pode levar o seu pet a desenvolver quadros de insuficiência renal aguda. Por isso, mantenha a fruta longe da alimentação dele.
5 – Chocolate
Esse é muito comentado entre os veterinários. Volkweis explica que a presença de substâncias como a teobromina e a metilxantina nesse doce pode causar hipertensão nos pets. Taquicardias, tremores, incontinência urinária e/ou excitação são outros sintomas que podem aparecer. “Em alguns casos, pode até mesmo favorecer o surgimento de pancreatite”, afirma.
6 – Alimentos gordurosos
Se não é bom nem para os humanos, quem dirá para os animais. Esses alimentos com altas taxas de gordura podem causar mal-estar estomacal aos cães. As diarreias também fazem parte das consequências negativas da oferta de comidas gordurosas. “O consumo regular desses tipos de alimentos pode levar à obesidade e problemas de saúde relacionados”, alerta a especialista.
*Com informações do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO